Nossas Atividades

O que a ABEQ oferece


A ABEQ promove diversas oportunidades para seus associados com uma vasta rede de atividades e eventos de cunho profissional ou acadêmico.

Saiba abaixo como funcionam nossos congressos, publicações, cursos, serviços e prêmios. Para obter maiores informações em um evento específico basta explorar o site ou entrar em contato clicando aqui


Congressos

 

COBEQ - O Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ se constitui no evento de maior relevância para a área de Engenharia Química, realizado no país. Estabelece bianualmente um ambiente de encontro para profissionais da academia e indústria apresentarem e discutirem temáticas proeminentes e atuais, relacionadas à aplicação prática, pesquisa e ensino da Engenharia Química no Brasil e no mundo. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Química - ABEQ como elemento-chave da promoção e desenvolvimento da Engenharia Química no âmbito nacional.

ENBEQ - O Encontro Brasileiro sobre o Ensino de Engenharia Química, que acontece bianualmente, tem por objetivo aperfeiçoar o ensino de engenharia química no país. Docentes de todo o Brasil participam de grupos de trabalho que analisam diferentes aspectos da formação do engenheiro químico em níveis de graduação e pós-graduação. Recomendações e ações propostas são submetidas a aprovação em plenária com todos os participantes.

SINAFERM - O Simpósio Nacional de Bioprocessos é um tradicional evento bianual que reúne profissionais que atuam nas várias etapas dos bioprocessos, O congresso conta com a participação de estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área, sendo apoiado pela Associação Brasileira de Engenharia Química, o que o caracteriza como um evento da área de Engenharia.

COBEQ-IC - Congresso Brasileiro em Iniciação Científica de Engenharia Química, realizado a cada 2 anos, ajuda a preparar os futuros profissionais na prática de expor e defender trabalhos técnicos, submetendo-os à apreciação de especialistas de renome. Debatem-se em mesas-redondas temas relacionados à política científico-tecnológica e industrial do país.

Publicações

Brazilian Journal of Chemical Engineering (BJCE)

Periódico trimestral que publica artigos científicos em inglês. Indexado pelo Science Citation Index, Chemical Abstracts, Engineering Index, SciELO e Current Contents, dentre outros, tem tido crescente importância para a comunidade de Engenharia Química, ao dinamizar a difusão internacional de seus trabalhos. É classificado pela CAPES como periódico de nível internacional A.

 

Revista Brasileira de Engenharia Química (REBEQ)

A publicação quadrimestral promove o debate sobre questões relacionadas à engenharia química e suas relações com a sociedade. Traz artigos técnicos e informações sobre eventos, cursos e mercado de trabalho. O público-alvo compreende profissionais que atuam na indústria, no setor de serviços e instituições de pesquisa e ensino.

 

Boletim informativo (BIM)

Este boletim eletrônico leva mensal e gratuitamente a toda a comunidade e de engenharia química do país, notícias rápidas sobre atualidades relevantes para o engenheiro químico, bem como notícias sobre eventos, cursos e empregos. Há ainda um artigo assinado em cada edição.

Cursos


A ABEQ oferece diversos cursos de extensão, além de oferecer descontos a sócios em alguns cursos, especializações e mestrados profissionais de instituições parceiras.