Inteligência regulatória na exportação de substâncias químicas 2018
20 de fevereiro de 2019
Agitação e Misturas 2018
20 de fevereiro de 2019

Inscrições até 10 de Julho, 2018

Movimentação de Fluidos

Público alvo

Engenheiros químicos com atuação na indústria química (engenheiros de processo), envolvidos na avaliação e resolução de problemas operacionais, na execução de estudos de otimização de unidades químicas, ou no desenvolvimento de opções de produção.


Objetivo

Os conceitos de movimentação de fluidos são usados tanto para o projeto de instalações industriais novas como na resolução de problemas em unidades existentes.

Embora os conceitos abordados neste Curso se apliquem a ambos os casos, o seu objetivo principal é prover o engenheiro de ferramentas eficazes para a análise e resolução de problemas típicos encontrados em unidades existentes. Tais problemas estão quase sempre relacionados com a capacidade dos equipamentos (bombas, ventiladores e compressores) e das tubulações e instrumentos quando atingidos seus limites de projeto, ou com fluidos apresentando característica distintas das previstas em projeto, ou, ainda, problemas decorrentes de obstruções e vazamentos em equipamentos e tubulações, falhas em equipamentos ou instrumentos de medição.

A resolução destes problemas requer a sua estruturação em termos matemáticos e a sua resolução numérica, o que é resolvido de forma descomplicada utilizando-se o Excel.


Carga horária

4 horas (1 período).

Conteúdo programático

  • Fundamentos de mecânica dos fluidos.
  • Fluxo de fluidos em dutos.
  • Exemplos e exercícios numéricos.
  • Bombas.
  • Exemplos e exercícios numéricos.
  • Ventiladores e compressores.
  • Exemplos e exercícios numéricos.

Localização

     

    Os exemplos numéricos apresentados serão sempre resolvidos utilizando-se a ferramenta Solver do Excel, por isso, pede-se aos participantes trazerem consigo seus laptops ou similares capazes de operar com esse software.


    Docente

    Gonzalo Sieiro Gonzalez


    Engenheiro Químico e Mestre em Engenharia pela Universidade Federal de Uberlândia (FEQ/UFU), com mais de 20 anos de experiência em processos, adquiridos em indústrias químicas e petroquímicas, onde atuou desde engenheiro químico até Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento. Professor substituto na Universidade Federal de Uberlândia. Professor de Operações Unitárias no curso de pós-graduação nas Faculdades Oswaldo Cruz. Consultor Independente em Processos Químicos.

    Investimento*



    Na hipótese de cancelamento do curso os valores pagos serão devolvidos integralmente aos inscritos e no caso de desistência do participante até 10 dias úteis antes do evento haverá a devolução do valor pago, deduzido de 20% de despesas administrativas. Após esse limite não serão devolvidos os valores eventualmente pagos.

    * Inclui: Certificado de Participação (até 30 dias após o término do curso); Material Didático (apostila) e Coffee-breaks.

    Para saber mais sobre os Cursos Abeq entre em contato com secretaria@abeq.org.br