Balanços de Material e Energia – Usando o Solver do Excel

Sistemas de Alívio de Pressão
18 de março de 2018
Inteligência regulatória na exportação de substâncias químicas
21 de março de 2018
Balanços Materiais e de Energia na Prática

Público alvo

Engenheiros químicos com atuação na indústria química (engenheiros de processo), envolvidos na avaliação e resolução de problemas operacionais, na execução de estudos de otimização de unidades ou no desenvolvimento de opções de produção.


Objetivo

Os balanços de massa e de energia de unidades industriais tem dois objetivos principais. Primeiro, servir de base para o projeto dos equipamentos e sistemas auxiliares e. em segundo lugar, analisar o desempenho da unidades existentes, incluído condições diferentes do projeto original.

O objetivo do curso focaliza-se sobre o segundo objetivo, incluindo exemplos extraídos de casos reais para se determinar parâmetros tais como:

  • Consumos de matérias-primas, de materiais auxiliares e geração de subprodutos e efluentes;
  • Verificação de possíveis inconsistências entre dados esperados e observados;
  • Análise da possibilidade de modificação de condições de operação de equipamentos ou unidades;
  • Análise da possibilidade de otimização do desempenho de equipamentos ou unidades;
  • Análise de opções de matérias-primas e ou produtos.

Carga horária

4 horas.

Conteúdo programático

  • Fundamentos dos balanços materiais.
  • Familiarizando-se com a utilização do Solver do Excel.
  • Balanços materiais em sistemas simples sem a ocorrência de reações químicas.
  • Balanços materiais em sistemas simples com a ocorrência de reações químicas.
  • Exemplos numéricos.
  • Balanços materiais em sistemas múltiplos sem e com a ocorrência de reações químicas.
  • Exemplos numéricos.
  • Primeira lei da termodinâmica.
  • Aplicação da primeira lei da termodinâmica na execução de balanços materiais e de energia.
  • Exemplos numéricos.

Os exemplos numéricos apresentados serão sempre resolvidos utilizando-se a ferramenta Solver do Excel, por isso, pede-se aos participantes trazerem consigo seus laptops ou similares capazes de operar com esse software.


Docente

Prof. Gonzalo Sieiro Gonzalez


Engenheiro Químico e Mestre em Engenharia pela Universidade Federal de Uberlândia (FEQ/UFU), com mais de 20 anos de experiência em processos, adquiridos em indústrias químicas e petroquímicas, onde atuou desde engenheiro químico até Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento. Professor substituto na Universidade Federal de Uberlândia. Professor de Operações Unitárias no curso de pós-graduação nas Faculdades Oswaldo Cruz. Consultor Independente em Processos Químicos.

Investimento*



Na hipótese de cancelamento do curso os valores pagos serão devolvidos integralmente aos inscritos e no caso de desistência do participante até 10 dias úteis antes do evento haverá a devolução do valor pago, deduzido de 20% de despesas administrativas. Após esse limite não serão devolvidos os valores eventualmente pagos.

* Inclui: Certificado de Participação (até 30 dias após o término do curso); Material Didático (apostila) e Coffee-breaks.

Inscreva-se


A ABEQ se reserva o direito de alterar, transferir, adiar ou cancelar o curso, caso não seja alcançado o número mínimo de inscritos, substituir qualquer um dos professores do quadro docente, em função de impedimento gerado por força maior, podendo ser substituído por outro profissional com a mesma qualificação técnica.
O valor da matrícula só será devolvido, no caso de não realização do curso, por falta de quórum. Neste caso, será devolvido 100% do valor pago. Em caso de cancelamento do curso por parte da ABEQ, esta o fará com 72h de antecedência da data prevista para curso. O reembolso será creditado em cinco dias úteis, a partir do comunicado. Não é de responsabilidade da ABEQ o ressarcimento de qualquer ônus eventualmente incorrido pelos inscritos, tais como a compra de bilhetes aéreos ou qualquer tipo de despesa de deslocamento, reserva de hotéis e assemelhados destinados à participação nos cursos.

Para saber mais sobre os Cursos Abeq entre em contato com secretaria@abeq.org.br