Simulação de Processos 2018
20 de fevereiro de 2019

Inscrições até 21 de Junho, 2018

Otimização de processos quimicos

Público alvo

Engenheiros de processo interessados em atividades de planejamento e melhoria de projetos e operações, através de estudos de otimização de unidades químicas.


Objetivo

A busca por uma operação mais eficiente na indústria química moderna, com menores custos e impactos ambientais, pode ser descrita através de problemas numéricos de otimização, cuja complexidade requer a utilização de ferramentas computacionais para se atingir soluções ótimas. Problemas típicos que podem ser tratados por meio da otimização incluem o design, o controle de processos e o planejamento de operações. Um exemplo típico é o problema do design de redes de trocadores de calor, que pondera entre o número de equipamentos e o gasto com utilidades, buscando-se minimizar os custos operacionais. Ao final deste curso o aluno será capaz de traduzir problemas práticos de engenharia em formulações matemáticas que podem ser resolvidas de forma computacional, gerando resultados que auxiliam na tomada de decisão.


Carga horária

16 horas (2 dias).

Conteúdo programático

  • Apresentação de exemplos de aplicação em diversos setores: construção de uma nova planta, alocação de pessoal, blending, logística externa.
  • Definição dos conceitos de otimização (variáveis de decisão, graus de liberdade, função objetivo, restrições, ótimos locais e globais).
  • Conceito de formulação e equacionamento de um problema de otimização.
  • Introdução à ferramenta solver do Excel e resolução de problemas associados aos exemplos.
  • Aplicações práticas em problemas de design e planejamento de processos.
  • Análise de resultados: influência da função objetivo, identificação de restrições ativas (gargalos) e quantificação dos custos associados

Localização

     

    Os exemplos numéricos apresentados serão sempre resolvidos utilizando-se a ferramenta Solver do Excel, por isso, pede-se aos participantes trazerem consigo seus laptops ou similares capazes de operar com esse software.


    Docentes

    Prof. Dr. Bruno Faccini Santoro


    Engenheiro Químico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e École Polytechnique de Paris (França). Mestre e doutor pela Universidade de São Paulo, foi pesquisador pós-doutor na West Virginia University (EUA). Possui 9 anos de experiência em pesquisa e implementação de soluções de otimização e controle avançado como consultor de empresas nas áreas petroquímica, alimentícia e logística. Atualmente é professor na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), lecionando e pesquisando em controle de processos e métodos numéricos.

    Dr. José Eduardo Alves Graciano


    Engenheiro Químico pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Mestre e doutor em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo. Atua em modelagem e simulação de processos químicos, além de desenvolver pesquisas na área de identificação de modelos fenomenológicos, metodologias de otimização em tempo real e síntese de processos químicos.

    Investimento*



    Na hipótese de cancelamento do curso os valores pagos serão devolvidos integralmente aos inscritos e no caso de desistência do participante até 10 dias úteis antes do evento haverá a devolução do valor pago, deduzido de 20% de despesas administrativas. Após esse limite não serão devolvidos os valores eventualmente pagos.

    * Inclui: Certificado de Participação (até 30 dias após o término do curso); Material Didático (apostila) e Coffee-breaks.

    Para saber mais sobre os Cursos Abeq entre em contato com secretaria@abeq.org.br