Cristalização Industrial
7 de novembro de 2017
Scale-up de Processos
15 de março de 2018
Curso de Adsorção

Público alvo

Engenheiros, técnicos de nível universitário e pesquisadores interessados na compreensão e no projeto de processos de adsorção.


Objetivo

Processos adsortivos estão presentes em vários processos químicos industriais para a separação e purificação de produtos. O curso visa oferecer aos participantes os conceitos fundamentais da adsorção no que tange aos aspectos associados aos diferentes tipos de adsorventes, à termodinâmica e à cinética do processo. O conhecimento dos fenômenos fundamentais serão aplicados ao projeto de colunas de adsorção de leito fixo e de adsorvedores em batelada.

Conteúdo programático

Embora o conteúdo inclua aspectos avançados sobre os processos de adsorção, será ministrado de forma acessível a todos os participantes com formação superior. Sempre que oportuno, os aspectos teóricos serão associados a aplicações práticas e estudos de caso. O curso está dividido em seis módulos:
  • Aspectos fundamentais.
  • Adsorventes.
  • Termodinâmica de Processos Adsortivos.
  • Projeto de Adsorvedores em Batelada.
  • Cinética de Adsorção.
  • Projeto de Colunas de Adsorção.

Docentes

Luis A. M. Ruotolo


Professor e pesquisador do DEQ/UFSCar. Engenheiro químico com doutorado pela UFSCar e pós-doutorado na University of Wisconsin-Madison, EUA.

Francisco Guilherme Esteves Nogueira


Professor e pesquisador do DEQ/UFSCar. Químico com doutorado e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo – IQSC-USP.

Investimento*



Na hipótese de cancelamento do curso os valores pagos serão devolvidos integralmente aos inscritos e no caso de desistência do participante até 10 dias úteis antes do evento haverá a devolução do valor pago, deduzido de 20% de despesas administrativas. Após esse limite não serão devolvidos os valores eventualmente pagos.

* Inclui: Certificado de Participação (até 30 dias após o término do curso); Material Didático (apostila) e Coffee-breaks.

Inscreva-se


A ABEQ se reserva o direito de alterar, transferir, adiar ou cancelar o curso, caso não seja alcançado o número mínimo de inscritos, substituir qualquer um dos professores do quadro docente, em função de impedimento gerado por força maior, podendo ser substituído por outro profissional com a mesma qualificação técnica.
O valor da matrícula só será devolvido, no caso de não realização do curso, por falta de quórum. Neste caso, será devolvido 100% do valor pago. Em caso de cancelamento do curso por parte da ABEQ, esta o fará com 72h de antecedência da data prevista para curso. O reembolso será creditado em cinco dias úteis, a partir do comunicado. Não é de responsabilidade da ABEQ o ressarcimento de qualquer ônus eventualmente incorrido pelos inscritos, tais como a compra de bilhetes aéreos ou qualquer tipo de despesa de deslocamento, reserva de hotéis e assemelhados destinados à participação nos cursos.

Para saber mais sobre os Cursos Abeq entre em contato com secretaria@abeq.org.br