Leia nesta Edição:

 

PRÓSPERO 2008!

2007 foi um ano e tanto. Queremos agradecer a sua companhia e confiança. Esperamos estar juntos em 2008 e você pode estar certo de continuar contando com a ABEQ. A equipe da ABEQ lhe deseja um próspero Ano Novo!

 

CLIPPING DO SETOR

Pesquisadores desenvolvem membrana nacional para dessalinização de água salobra 
Um grupo de pesquisadores do Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES) da Universidade Federal de Campina Grande (PB) desenvolveu um tipo de membrana, feita com fibras ocas, para a dessalinização de águas salobras. Essa nova membrana pode substituir as importadas, utilizadas hoje nos laboratórios de dessalinização brasileiros.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT).

A pesquisa buscou estudos que favorecessem a situação de emergência para uma autonomia nacional, em termos dos equipamentos necessários, principalmente no caso das membranas para dessalinizadores.
(CNPq)

USP entre as 100 primeiras
A USP é a 94ª melhor universidade do mundo em produção científica, segundo o último levantamento elaborado anualmente pelo Conselho de Avaliação e Certificação em Ensino Superior de Taiwan.

As cinco primeiras colocações ficaram com as universidades de Harvard, Johns Hopkins, Washington, Stanford e Califórnia, todas nos Estados Unidos.

Na lista das 500 melhores, além da USP o Brasil participa com outras cinco instituições: Universidade Federal do Rio de Janeiro (em 331º lugar), Universidade Estadual de Campinas (332º), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (462º), Universidade Federal de Minas Gerais (478º) e Universidade Estadual Paulista (485º).
A pesquisa, intitulada 2007 Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities, avaliou a produção científica das instituições de acordo com três critérios: produtividade, impacto e excelência da pesquisa.
Mais informações: www.heeact.edu.tw/ranking/index.htm

Inscrições de projetos do programa Pró-Engenharias vão até janeiro
Instituições de educação superior com programas de mestrado e doutorado, especialmente nas áreas de engenharia, têm prazo até 21 de janeiro de 2008 para inscrever projetos no Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Engenharias (Pró-Engenharias)

Entre as finalidades previstas no edital do programa estão o fomento de redes de pesquisa e a formação de mestres e doutores. O objetivo da Capes/MEC é estimular a realização de projetos conjuntos de pesquisa utilizando recursos humanos e infra-estrutura existentes em diferentes instituições de educação superior.

Podem concorrer programas de pós-graduação stricto sensu, com prioridade para os projetos que tratem de engenharia sustentável, melhor uso de energias renováveis, processos biotecnológicos e biomecânica, desenvolvimento de materiais, microssistemas e nanossistemas, gestão de operações e manufatura, automação e controle, processamento e tecnologia da informação, além de biocombustíveis.

Os projetos selecionados terão duração de quatro anos e cinco para exercício orçamentário. O valor do financiamento é de até R$ 120 mil por ano, além de passagens aéreas e diárias para missões de pesquisa e docência. As atividades começam no primeiro semestre de 2008.
Mais informações em: http://www.capes.gov.br/opencms/opencms/bolsas/especiais/Pro_Engenharias.html
(Assessoria de Imprensa da Capes)

Etanol de cana gera plástico renovável
Plásticos feitos a partir do etanol de cana-de-açúcar, que podem ser reutilizados num processo de reciclagem, além de polímeros biodegradáveis produzidos por bactérias alimentadas por sacarose e outras substâncias estão na linha de frente de pesquisas e investimentos anunciados por gigantes petroquímicas como Dow Química, Braskem e Oxiteno, fabricantes de resinas plásticas feitas a partir da nafta e de outras matérias-primas derivadas do petróleo.
(Agência Fapesp)

Plástico biodegradável tem avanço graças a nanopartículas de argila
Polihidroxibutirato - mas pode chamar de PHB. Esta é estrela quando o assunto são os plásticos biodegradáveis. Produzido a partir de uma bactéria, o PHB já é conhecido desde os anos 1980, e é tido como uma das alternativas mais promissoras para a fabricação de plásticos alternativos e que, ao contrário do plásticos produzidos a partir do petróleo, sejam biodegradáveis.

Comportamento imprevisível
A chegada do PHB ao mercado tem sido impedida justamente por esta característica que o torna tão desejado: a biodegradabilidade. E não por alguma teoria da conspiração ou porque a "turma do petróleo" não deixe. O problema é que ele começa a se degradar de forma absolutamente imprevisível. Além disso, ele é quebradiço demais.

Biodegradabilidade ajustável
Agora, cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, descobriram que a adição de nanopartículas de argila pode resolver os dois problemas. O PHB fica muito mais maleável e pode ter sua biodegradabilidade ajustada pelo simples controle da quantidade de nanopartículas que são adicionadas.

Nanoargilas
Comparando com o PHB original, o novo plástico tem uma resistência e taxas de biodegradabilidade sistematicamente superiores ao do composto original. As "nanoargilas" também permitem que o plástico se deteriore mais rapidamente, ao longo de apenas 7 semanas. Com a vantagem de que o início dessa degradação é agora mais previsível e ajustável pela quantidade das nanopartículas de argila adicionadas.
Bibliografia: New Biodegradable Polyhydroxybutyrate/Layered Silicate Nanocomposites; Pralay Maiti, Carl A. Batt, Emmanuel P. Giannelis; Biomacromolecules; October 2007; Vol.: 8 (11), 3393 -3400; DOI: 10.1021/bm700500t S1525-7797(70)00500-7
(Site Inovação Tecnológica)

 

CONEEQ

XVII CONEEQ – Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Química
O XVII CONEEQ acontecerá nos dias 20 a 26 de janeiro de 2008, em Salvador (BA). Estarão presentes na abertura do congresso representantes da ABEQ e da ALIEQ - órgão latino americano estudantil.

Organizado pelo Diretório Acadêmico de Engenharia Química da universidade de Salvador, UNIFACS, com apoio da FENEEQ (Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Química) o evento pretende reunir mais de mil estudantes das diversas instituições de ensino superior do país, assim como aconteceu no evento anterior em Curitiba (PR).

O tema central do congresso será “Indústria Petroquímica: a cadeia produtiva integrada”. Temas como automação industrial, catálise heterogênea, monitoramento de corrosão e cromatografia gasosa na indústria petroquímica compõem os mais de 15 mini-cursos oferecidos.

Também faz parte da programação a mostra de iniciação cientifica, na qual os jovens cientistas podem apresentar seus trabalhos e contribuir para a pesquisa. Os melhores trabalhos serão premiados.

Ainda durante o evento será realizado o 2º Encontro de Empresas Juniores de Engenharia Química, trazendo a discussão do empreendedorismo e gestão de negócios na indústria química. A previsão é que mais de 20 EJ’s estejam representadas no encontro.

Informações e inscrições: www.feneeq.org.br/coneeq2008

 

OPORTUNIDADES

Você gosta de assumir responsabilidades desde cedo? De aprender na prática? De assumir riscos em busca de seu desenvolvimento? Se sim, aproveite as oportunidades de estágios e trainees.

ESTÁGIOS

GlaxoSmithKline (GSK). O processo seletivo é aberto durante todo o ano. Informações via internet no momento da convocação em  www.gsk.com.br (no link Programa de Estágio GSK 2008).

Novartis. Oferece estágios através do Programa Jovens Talentos 2008. Informações: www.grupofoco.com.br

Grupo Fluid Power. Oferece estágio na fábrica de Guarulhos, unidade que produz e comercializa uma vasta gama de produtos hidráulicos, como bombas de palhetas e de pistões, motores hidráulicos, válvulas, cilindros industriais e unidades hidráulicas, dentre outros. Informações: www.grupofoco.com.br

Gerdau .Inscrições para o programa Futuro Gerdau Estágios. São diversas vagas distribuídas para São Paulo: Pinheiros, Cumbica, Cotia, São José dos Campos e Araçariguana. Inscrições pelo site do Grupo Foco: www.grupofoco.com.br

TRAINEES

Montcalm Com sede na capital paulista e atuando em todo o Brasil, a Montcalm está com inscrições abertas para o processo seletivo de tainees para diversas áreas da engenharia, entre elas Engª de Controle e Automação, Engª Mecânica, Engª de Produção, Engª Mecatrônica e Tecnólogo em Soldagem. Os candidatos devem ter formação acadêmica entre Dez/2005 e Dez/2007.
Inscrições: www.ciee.com.br/portal/estudantes/pe/montcalm/Login.asp

Reckitt Benckiser. Busca jovens talentos para atuar no México. Informaçõe em www.reckittbenckiser.com e inscrições em www.ciadetalentos.com.br

CONCURSO

LNLS - Pesquisador em Cristalografia de Proteínas no LNLS - Inscrições até 15 de janeiro. Carta de interesse e CV contendo o endereço de três pessoas para referência para o e-mail: pesqcpr112007@lnls.br

 

EVENTOS

Eventos Nacionais

Intertech’2008, X International Conference on Engineering and Technology Education.
2 a 5 de março, Peruíbe SP, www.copec.org.br/intertech2008/

Fimec 2008, 32° Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes e Acessorios, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes.
8 a 11 de abril, Novo Hamburgo RS, www.fenac.com.br

FBPOL2008 - 2nd French-Brazilian Meeting on Polymers
20 a 25 de abril, Florianópolis-SC, http://quimica.ufsc.br/fbpol2008

Feira e Congresso Plastishow 2008
6 a 8 de maio, São Paulo SP, www.arandanet.com.br

4º Congresso da Indústria Química do Mercosul e 8º Congresso Brasileiro de Petroquímica
18 a 20 de maio, Rio de Janeiro RJ, www.petroquimica2008.com.br

FCE Pharma 2008, Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Farmacêutica
27 a 29 de maio, São Paulo SP, www.fcepharma.com.br

EngOpt 2008 - International Conference on Engineering Optimization
1 a 5 de junho, Rio de janeiro RJ, www.engopt.org

11th IANGV - NGV 2008 Conference and Exhibition
3 a 5 de junho, Rio de Janeiro RJ, www.ibp.org.br/ngv2008

FI – South América 2008, Food Ingredients South America.
3 a 5 de junho, São Paulo SP, www.fi-events.com.br

XI Simpósio Latinoamericano de Polímeros e IX Congresso Iberoamericano de Polímeros
15 a 18 de julho, Lima – Peru. www.pucp.edu.pe/

Fenasan  2008, Feira Nacional de Materias e Equipamentos para Saneamento.
19 a 21 de agosto, São Paulo SP, www.fenasan.com.br

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2008
15 a 18 de setembro, rio de Janeiro RJ, www.riooilegas.com.br

Food Tech 2008, Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos para a Indústria Alimentícia.
09 a 11 de setembro, São Paulo, www.foodtech.com.br

Feitintas 2008, VI Feira da Indústria de Tintas e Vernizes e Produtos Correlatos.
17 a 20 de setembro, São Paulo SP, www.feitintas.com.br

Cosmetic Cosmética 2008, 18° Feira Internacional da Beleza.
26 a 29 de setembro, São Paulo SP, www.cosmeticcosmetica.com.br

ABTCP 2008,  41° Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel.
13 a 16 de outubro, São Paulo SP, www.abtcp.org.br

Convenção Mundial de Engenheiros - WEC 2008
2 a 6 de dezembro, Brasília DF, www.wec2008.org.br

Eventos Internacionais

International Conference in Chemistry Chem05, Green and Sustainable Chemistry for Developing Countries
3 a 6 de março, Cairo, Egito. http://chem05.cu.edu.eg

Systems Biology and Engineering, 7th Annual International Symposium
20 de abril, Seattle, EUA, www.systemsbiology.org/symposium/

The 2008 International Conference on Biocontainment Facilities
21 de abril, Washington, EUA, www.tradelineInc.com/bio2008

The III International Conference on Colloid Chemistry and Physicochemical Mechanics
24 a 28 de junho, Moscou, Fed. Russa, www.icc2008.ru

ICCE'08 - 5th International Conference on Chemical Engineering
4 a 6 de julho, Paris, França  www.waset.org/icce08

ChemPor 2008 - 10th International Chemical and Biological Engineering
4 a 6 de setembro, Braga - Portugal.www.deb.uminho.pt/chempor2008/

ICCBE'08 - 5th International Conference on Chemical and Biomolecular Engineering
1 a 3 de outubro, Venice – Itália, www.waset.org/iccbe08

 

ASSOCIE-SE À ABEQ

Há mais de três décadas a ABEQ desempenha importante papel na valorização dos profissionais e estudantes da engenharia química em nosso país, bem como na divulgação da engenharia química e de sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.:

A ABEQ, sociedade sem fins lucrativos, lhe oferece múltiplas oportunidades de relacionamento com uma elite de profissionais da academia e indústria. Também lhe dá acesso a informação científica e tecnológica de ponta e lhe oferece oportunidade de participação ativa na comunidade de engenharia química nacional.

Associando-se à ABEQ, o profissional ou estudante pode participar em condições favorecidas de cursos, seminários e congressos patrocinados pela ABEQ, além de receber gratuitamente nossas publicações periódicas: Revista Brasileira de Engenharia Química - publicação quadrimestral que promove o debate sobre questões relacionadas à engenharia química e suas relações com a sociedade. Traz ainda crônicas, artigos técnicos, e informações sobre eventos, cursos e empregos.; Brazilian Journal of Chemical Engineering um periódico trimestral científico de qualidade internacional.

Conheça outras vantagens: Convênios - descontos especiais para os sócios em cursos de inglês, alemâo, espanhol, japonês, e em livrarias. Revista Química & Derivados - desconto de 50% na assinatura anual da revista; Prêmio Incentivo à Aprendizagem Química - visa premiar o melhor aluno do curso de engenharia química de suas respectivas universidades; Prêmio Oxiteno-ABEQ - premia os melhores trabalhos dos estudantes sobre um projeto problema; Prêmio Nacional de Pós-Graduação - Braskem/ABEQ - concedido aos melhores projetos de pós-graduação.

Que tal associar-se à ABEQ?

Anuidades 2008

Sócios Quem são Valor
Sócios Efetivos Engenheiros químicos e engenheiros de áreas conexas R$ 96,00(taxa única*)
Sócios Colaboradores Os interessados pela engenharia química R$ 96,00(taxa única*)
Sócios Estudantes Alunos de cursos de graduação em engenharia química ou em áreas conexas R$ 50,00(taxa única*)
Sócios Cooperadores Organizações interessadas em engenharia química, que contribuírem acentuadamente para a ABEQ atingir seus objetivos R$ 5.568,00 (4 X 1.392,00)
Sócios Coletivos Organizações interessadas em engenharia química R$ 582,00 (taxa única*)
Sócios Honorários Os que, a critério do Conselho Superior, tenham reconhecidamente contribuído de maneira notável para o desenvolvimento da engenharia química  

*Incluso tarifa de R$ 2,90 do Correio.

Mais informações no nosso site www.abeq.org.br

 

Boletim Informativo Nº 171 Dezembro/2007 Publicação da Associação Brasileira de Engenharia Química - ABEQ

Marcelo Martins Seckler
Editor
Ademilson Cadari
Jornalista - Mtb 41.344

SECRETARIA EXECUTIVA ABEQ
Associação Brasileira de Engenharia Química
Tel: (11) 3107-8747 – Telefax: (11) 3104-4649
E-mail: abeq@abeq.org.br
Home Page: www.abeq.org.br
Responsáveis:
Marcelo Martins Seckler
Diretor Presidente da ABEQ
Bernadete A. Perez
Secretária Executiva da ABEQ

Para esclarecer dúvidas ou enviar sugestões, escreva para imprensa@abeq.org.br ou acesse www.abeq.org.br.