Leia nesta Edição:

 

PONTO DE VISTA

O REACH

Profa. Suzana Borschiver
Escola de Química da UFRJ

Entre várias questões sobre a comercialização de produtos químicos, destaca-se o regulamento da União Européia denominado REACH (Registro, Avaliação, Autorização e Restrição sobre o uso de produtos químicos), aprovado em dezembro de 2006 pelo Parlamento Europeu, e que deverá entrar em vigor no próximo mês de junho. O REACH exige que fabricantes de produtos químicos forneçam informações dos seus produtos quanto à  segurança à saúde e ao meio ambiente, o que inclui a realização de testes em laboratórios certificados.

O REACH poderá dificultar ou inviabilizar a comercialização desses produtos e mesmo de produtos acabados que se utilizem de produtos químicos, por aumentar os custos associados à sua produção e aos testes dos produtos, muitas vezes desnecessariamente e de forma redundante, criando uma barreira não-tarifária para o comércio com a Europa. No intuito de alertar o produtor e o consumidor, aqui no Brasil já existe uma grande mobilização, seja através de entidades relacionadas à Industria Química, como a ABIQUIM e ABIFINA, como também através de estudos em universidades, como a EQ/UFRJ e órgãos governamentais, como o INMETRO.

A ABIQUIM disponibiliza no seu site um trabalho que reúne informações sobre importantes aspectos dessa nova política. Também no site da União Européia http://ec.europa.eu/enterprise/reach/index_en.htm pode-se obter informações completas e detalhadas sobre todo esse processo, coordenado pela Agência Européia de Produtos Químicos (ECHA).

 

CAPES

Capes adquiri Base de Dados de Estruturas Cristalinas
A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão responsável pelo acompanhamento e avaliação dos cursos de pós-graduação strictu sensu brasileiros, informa que adquiriu um serviço de consulta de 'Bases de Dados de Estruturas Cristalinas'.

A base de dados é um novo serviço gratuito da Capes exclusivo pesquisadores de instituições estaduais e federais e de pesquisa, e  alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado). O serviço cobre as áreas de engenharias, ciências biológicas, ciências da saúde, ciências exatas e da terra e ciências agrárias. É composta por 2 bases de estruturas cristalinas, são elas: ICSD e CrytMet e uma de diagrama de fases: Phase Diagram.

Para acessar é preciso que seja feito inicialmente um cadastramento para obtenção de senha. É necessário que instituição satisfaça os critérios de acesso gratuito ao Portal de Periódicos e que o pesquisador esteja ligado aos programas de pós-graduação nas seguintes áreas: engenharias, ciências biológicas, ciências da saúde, ciências exatas e da terra e ciências agrárias.

O seguinte conjunto de base da dados, atualizado duas vezes no ano, está disponível no portal de periódicos da Capes:

  • CystMet (estruturas cristalinas de metais e intermetálicos)
  • CystMet (estruturas cristalinas de metais e intermetálicos)
  • Materials Chemistry data and Phase Diagrams
  • Landolt-Bornstein

Site de cadastramento:
http://www.portaldapesquisa.com.br/databases/sites?cust=capes&
perfil=bdec&action=pdpcad&pdpcadaction=home&style=capes

 

PROMINP

Prominp oferece cursos voltados ao segmento de petróleo e gás em todo o país
A seleção será feita pela CESGRANRIO e as inscrições vão de 12 a 23 de março

O Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), – coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e Petrobras, abriu processo seletivo para o preenchimento de mais de 5 mil vagas em todo o país em cursos de nível superior e de inspetores, integrantes do 2º Ciclo do seu Plano Nacional de Qualificação Profissional.

O Edital Seletivo Público, lançado no dia 7 de março, oferece 2.748 vagas em 43 categorias de nível superior e 2.637 vagas em 27 categorias profissionais de inspetores, chegando a um total de 5.385 vagas em 17 cidades do país. A prova nacional será realizada em todas as localidades que possuem oferta de vagas, e está agendada para o dia 15 de abril de 2007. Os cursos serão realizados no local onde as provas forem aplicadas. CLIQUE AQUI PARA VER OS EDITAIS.

A seleção visa disponibilizar recursos humanos qualificados para eventuais vagas em empresas privadas no mercado de trabalho nacional, tendo em vista a implementação dos empreendimentos do setor de petróleo e gás no Brasil previstos para o período de 2007 a 2011.

As inscrições para o processo seletivo, que será feito pela CESGRANRIO, acontecerão, exclusivamente, via internet, no site www.prominp.com.br, no período de 12 a 23 de março. Em todos os cursos haverá vagas para alunos selecionados via seleção pública e para profissionais empregados e indicados por empresas ligadas ao ramo de atuação da Petrobras.

Os candidatos aprovados que estiverem desempregados nessa fase receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 600,00 mensais para inspetor e R$ 900,00 para nível superior. Após o término do treinamento, os alunos poderão ser aproveitados pelas empresas fornecedoras de bens e serviços do setor, que são as grandes demandadoras de profissionais qualificados.
Mais informações: http://www.cesgranrio.org.br

 

Boletim Informativo Nº 163 Março/2007 Publicação da Associação Brasileira de Engenharia Química - ABEQ

Marcelo Martins Seckler
Editor
Ademilson Cadari
Jornalista - Mtb 41.344

SECRETARIA EXECUTIVA ABEQ
Associação Brasileira de Engenharia Química
Tel: (11) 3107-8747 – Telefax: (11) 3104-4649
E-mail: abeq@abeq.org.br
Home Page: www.abeq.org.br
Responsáveis:
Marcelo Martins Seckler
Diretor Presidente da ABEQ
Bernadete A. Perez
Secretária Executiva da ABEQ

Para esclarecer dúvidas ou enviar sugestões, escreva para imprensa@abeq.org.br ou acesse www.abeq.org.br.