Leia nesta Edição:

 

COBEQ 2006

Os fundamentos da Engenharia Química serão os pilares da temática do XVI Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ, que acontece entre os dias 24 e 27 de setembro de 2006, em Santos (SP). Terá como tema central “Engenharia Química e Inovação”. Realizado a cada dois anos pela ABEQ, o COBEQ é o evento científico mais importante na área de Engenharia Química no Brasil.

O envio da notificação de aceite dos resumos pela secretaria do evento será no próximo dia 15 de dezembro. O recebimento dos trablahos completos é até o dia 12 de fevereiro de 2006.
Os trabalhos completos a serem publicados serão avaliados por comitê científico formado por pesquisadores do CNPq.  Paralelamente ao COBEQ, será realizado o 3º Congresso Brasileiro da Termodinâmica Aplicada (CBTERMO).

Áreas temáticas

  • Engenharia das Separações e Termodinâmica (III CBTERMO)
  • Biotecnologia , Biocatálise, Bioprocessos e Engenharia de Alimentos
  • Engenharia Ambiental e Tecnologias Limpas
  • Engenharia em Nanoescala, Engenharia dos Materiais, Eletroquímica e Corrosão
  • Engenharia das Reações Químicas e Catálise
  • Engenharia de Sistemas e Processos Assistida por Computador
  • Fenômenos de Transporte e Sistemas Particulados
  • Petróleo, Gás Natural e Petroquímica
  • Biocombustíveis
  • Planejamento, Gestão Tecnológica e da Qualidade

Organização

Os professores Messias Borges Silva (Debiq - Faenquil) e Heizir Ferreira de Castro (Debiq -Faenquil) são, respectivamente, os presidentes das comissões executiva e científica do congresso. A professora Maria Cândida R. Facciotti (Politécnica – USP), membro do Conselho Superior da ABEQ, também participa da comissão organizadora.

Informações:
Faenquil - Departamento de Engenharia Química
E-mail: cobeq@cobeq2006.faenquil.br
Tel: (12) 3159-5130

NOTÍCIAS ACADÊMICAS

Pós-Graduação

USP – Escola Potécnica
Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado em Engenharia Química para ingresso, a partir de março de 2006, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo). As inscrições ocorrerão até o dia 21/12/2005, pessoalmente ou pelo correio.

Informações:
Escola Politécnica - USP
Departamento de Engenharia Química
Tel (11) 3091-2236/2280
www.poli.usp.br
e-mail: melisete@usp.br

UEM – PEQ
As inscrições estão abertas para a seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado em Engenharia Química para ingresso, a partir de março de 2006, no Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da UEM (PEQ). As inscrições poderão ser entregues na Secretaria do PEQ até o dia 9/12/2005, ou envidas pelo correio até o dia 30/12/2005.

Informações:
Universidade Estadual de Maringá
(44) 3261-4745 Fax: (44) 3261-4793
www.deq.uem.br
e-mail: peq@deq.uem.br

EEM

A Escola de Engenharia Mauá abre inscrições para o curso de Pós-Graduação em Embalagem e Meio Ambiente. As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de fevereiro de 2006 e o início das aulas está programado para 1ª semana de março de 2006.

Informações:
Pós-Graduação e Mestrado da EEM
(11) 4239-3401
www.maua.br/posgraduacao
email: posgraduacao@maua.br

UERJ - PPGEQ

A coordenação do PPGEQ do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro divulga que estarão abertas, de 02 de janeiro a 03 de fevereiro de 2006, as inscrições para a seleção dos candidatos ao Mestrado em Engenharia Química, para turma com início em março de 2006.

Informações:
Programa de Pós-graduação em Engenharia Química - UERJ
(21) 2587-7322
www2.uerj.br/~iq
e-mail: ppgeq@uerj.br

UFCE- DEQ

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará comunica a abertura de inscrições à seleção para o Mestrado, na área de concentração: Processos Químicos e Bioquímicos, para o preenchimento de até dez vagas. As inscrições deverão ser feitas até o dia 09/12/2005, pessoalmente ou por procuração.

Informações:
UFCE - DEQ
(85) 4008-9611 (ramal 22 ou 24)
www.deq.ufc.br
e-mail: pgeq@ufc.br

IPT
Inscrições abertas para o Programa de Mestrado Profissional em Processos Industriais do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas, para início em maio de 2006.

Informações:
IPT - CENATEC
(11) 3767-4226 ou 3767-4624
www.ensino.ipt.br
e-mail:cursos@ipt.br

SORTEIO DE LIVROS AOS SÓCIOS DA ABEQ

Daniel Dias e Valbeto dos Santos, ambos sócios-estudante da ABEQ, foram os ganhadores dos livros sorteados pela Associação no dia 31 de outubro. Dias ficou com  “Neoquímica - A química moderna e suas aplicações”, de Nina Hall e colaboradores, editora Bookman. “Engenharia das Reações Químicas”, autoria de Octave Levenspiel, tradução da 3ª edição americana, editora Edgar Blücher, foi para Santos.

Para participar dos sorteios que Associação promove, acompanhe este Informativo e as notícias da Revista Brasileira de Engenharia Química (REBEQ).

Os dois livros foram cortesia da Livraria Polytécnica. A Polytécnica concede 10% de desconto aos sócios da ABEQ na compra de qualquer livro.

Livraria Polytécnica
11 5539-0561 / 5082-4924
www.livrariapolytecnica.com.br 
poly@livrariapolytecnica.com.br

 

Mais um livro para sorteio

No próximo dia 20 de dezembro, a ABEQ sorteará mais um livro para os sócios da ABEQ.
Mande seu e-mail ou ligue para a ABEQ.
De Adalberto Pessoa Jr. e Beatriz Vahan Kilikian, “Purificação de Produtos Biotecnológicos” visa a descrever didaticamente as diferentes técnicas da purificação de biomoléculas.
Leia mais.

BIBLIOTECA BÁSICA

"Purificação de Produtos Biotecnológicos"
Adalberto Pessoa Jr. e Beatriz Vahan Kilikian

O livro "Purificação de Produtos Biotecnológicos", de Adalberto Pessoa Jr. e Beatriz Vahan Kilikian (editora Manole, 2005), é formado por 22 capítulos elaborados por pesquisadores atuantes, que pertencem a renomadas instituições de ensino e pesquisa no Brasil. O objetivo é descrever didaticamente as diferentes técnicas da purificação de biomoléculas, cuja importância é indiscutível na área biotecnológica.

A despeito da diversidade de técnicas disponíveis e das participações da biomoléculas, sobretudo em virtude de sua fragilidade, foi possível organizar os capítulos em quatro conjuntos, de modo a contemplar as técnicas para clarificação (separação entre células e meio de cultivo), a purificação inicial (baixa resolução), a qual é frequentemente associada à concentração de molécula-alvo, a purificação de elevada resolução e o acondicionamento final. Apresentam-se fundamentos, aspectos práticos e exemplos, a fim de que o leitor tenha elementos para estabelecer o processo adequado à purificação de determinada biomolécula nas escalas laboratorial e industrial.

O público-alvo desta obra são alunos de cursos de graduação em Engenharia Química, Farmácia-bioquimica, Engenharia de Alimentos, Química, Engenharia de Bioprocessos, Biotecnologia, Engenharia Bioquímica, Biologia e, sobretudo, alunos de cursos de pós-graduação em áreas correlatas.

BOLSA DE EMPREGOS

A Bolsa de Empregos da ABEQ continua em plena atividade e é exclusiva aos sócios que estejam quites com a sua anuidade.

O serviço, que tem o apoio da DBM do Brasil, é um sistema que permite o cadastro e pesquisa de currículos e vagas no site da ABEQ, com um exclusivo mecanismo de troca de mensagens anônimas entre empresa e candidatos para a realização de pré-entrevistas. Tem como objetivo auxiliar o profissional (engenheiro químico ou químico de formação universitária) na sua colocação no mercado de trabalho. Para o cadastramento, acesse o site da ABEQ www.abeq.org.br/curriculo.

Esclarecimentos podem ser obtidos na Secretaria da ABEQ, com Bernadete ou Jefferson.

BE98 - Engenheiro Químico/Metalúrgico
Profissional com formação superior em Engenharia Metalúrgica e Engenharia Química. Com desejável experiência e conhecimentos em matérias primas, sinterização, minério de ferro e coqueria, além de domínio de informática em pacote office e inglês intermediário a avançado (principalmente leitura técnica). Salário compatível com a função mais pacote de benefícios.
A empresa, com capacidade de produção anual de 5,8 milhões de toneladas e cerca de oito mil empregados, está localizada em Volta Redonda (MG).

Informações: ABEQ

BE99 - Químico
Empresa de grande porte do segmento de fertilizantes, no interior de MG, admite Químico com experiência em meio Ambiente. A empresa oferece salário compatível com a função e pacote de benefícios.

Informações: ABEQ

BE100 - Químico
Empresa multinacional do segmento de serviços admite Químico.
É necessário conhecimentos em experiência em controle avançado de processos industriais químicos ou metalúrgicos e em sistemas de controle de processos industriais, tais como PLC's e DCS's. O candidato deve ter disponibilidade para viagens.
Salário compatível com a função, além de pacote de benefícios.

Informações: ABEQ

DOCENTE PELO INSTITUTO DE QUÍMICA, UNICAMP

Professor Doutor, nível MS-3 em Regime de Tempo Parcial (RTP), para atuar em disciplinas de caráter tecnológico do curso de Química - Modalidade Tecnológica.
O candidato deve possuir doutorado na área de Química, Engenharia Química ou em área afim, e experiência em operações unitárias e processos químicos, além de vivência na indústria química ou em indústrias afins.

Informações:
Unicamp - IQ
(16) 3788-3000
(dfq@iqm.unicamp.br).

UFRPE RECRUTA PROFESSORES PARA A UNIDADE DE GARANHUNS

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) está com inscrições abertas para a seleção de professor adjunto e assistente até o dia quatro de janeiro, no câmpus da Universidade, em Dois Irmãos, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os selecionados vão trabalhar na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG).

Estão sendo oferecidas duas vagas para professor adjunto para doutores médicos veterinários com pós-graduação na área de anatomia dos animais domésticos e administração rural e economia rural. O salário vai ficar em torno de R$ 5.100. As inscrições custam R$ 80.

A vaga oferecida para professor assistente será preenchida por um mestre em bio-estatística, que terá salário estipulado em R$ 3.500. As inscrições custam R$ 65. Os candidatos devem apresentar comprovante de que residem em Garanhuns. Maiores informações: (81) 3320-6041.

OPORTUNIDADE

O Laboratório Nacional de Computação Científica - Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), seleciona para o preenchimento de vagas do Laboratório de Informática compreendendo as áreas de Pesquisa e de Desenvolvimento de Software.

Para a área de pesquisa os candidatos deverão ter conhecimento básico na área da Biologia Molecular e/ou Matemática e/ou Computação e afins, e as vagas serão para trabalhar mas seguintes áreas: Química e Estrutura de Proteínas (para o desenvolvimento de trabalhos e ferramentas dedicados a estruturas tridimensionais de proteinas em larga escala), Genômica Comparativa, Data minning (desenvolvimento de metodologias matematicas e computacionais aplicados a mineracao de dados) e Estudos de Redes de Regulação.

Desejável o conhecimento em sistemas operacionais (Unix, Linux e Windows), assim como conhecimentos de programacão (Perl). Para o desenvolvimento de software os candidatos deverão ter conhecimento em programação (Perl), modelagem e construção de bancos de dados, SQL e operação de sistemas operacionais Unix e Linux.

As bolsas serão concedidas aos candidatos; seu valor dependerá do nível de formação e experiência profissional do candidato (variando entre R$ 1.045,89 a R$ 3.169,37).
Os interessados devem enviar currículo para marciag@lncc.br até de setembro de 2006.

Informações:
National Laboratory for Scientific Computation
Bioinformatics Laboratory
(24) 2233-6065 (24) 2231-5595
www.lncc.br/frame.html
E-mail: atrv@lncc.br

Boletim Informativo Nº 152 Novembro/2005  Publicação da Associação Brasileira de Engenharia Química - ABEQ

Marcelo Martins Seckler
Editor
Ademilson Cadari
Jornalista - Mtb 41.344

SECRETARIA EXECUTIVA ABEQ
Associação Brasileira de Engenharia Química
Tel: (11) 3107-8747 – Telefax: (11) 3104-4649
E-mail: abeq@abeq.org.br
Home Page: www.abeq.org.br

Responsáveis:
Raquel de Lima Camargo Giordano
Diretora Presidente da ABEQ
Luiz Fernando de Moura
Diretor Convidado de Comunicações da ABEQ
Josilene Ferreira de Jesus
Sócia Colaboradora da ABEQ
Bernadete A. Perez
Secretária Executiva da ABEQ

Para esclarecer dúvidas ou enviar sugestões, escreva para imprensa@abeq.org.br ou acesse www.abeq.org.br.
ATENÇÃO: de acordo com a legislação em vigor, esta mensagem não pode ser considerada SPAM por possuir: identificação do remetente, descrição clara do conteúdo, e opção de remoção. Se você não deseja mais receber este Informativo, clique aqui.


Caso não consiga visualizar essa mensagem acesse http://www.abeq.org.br/Boletins/Boletim_info152.htm