Filiada à CONFEDERAÇÃO INTERAMERICANA DE ENGENHARIA QUÍMICA

Boletim Informativo
N° 145 - Maio/Junho de 2004
 
Leia nesta Edição:
  • Brazilian Journal of Chemical Engineering
  • Sócios da ABEQ possuem vantagens e benefícios especiais
  • Cerimônia do Prêmio Braskem-ABEQ 2004
  • Prêmio Oxiteno-ABEQ 2004
  • Bolsa de Empregos
  • Eleições 2004/2006
Brazilian Journal of Chemical Engineering

Palavra do Editor Responsável pelo Brazilian Journal - Profº Milton Mori:

É com grande satisfação que comunico, em nome dos Editores Associados da revista BJChE, a última avaliação do ISI em relação ao fator de impacto da revista BJChE, editada pela ABEQ. A avaliação de 2003, que acabou de sair no site do "ISI Journal Citation reports", coloca a nossa revista em sexto lugar, dentre as dezoito (18) revistas produzidas no país, com fator de impacto 0.355. Quero agradecer a todos os pesquisadores que nos tem contribuido para aumentar o fator de impacto da revista, em nível internacional. Para agilizar o processo de  submissão e aceitação de artigos, estamos, desde 31 março de 2004, recebendo artigos via internet no site: www.abeq.org.br/bjche .

 
Sócios da ABEQ possuem vantagens e benefícios especiais

Cada vez mais o mercado exige capacitação e conhecimento geral na escolha de seus colaboradores. Dominar idiomas, manter-se bem informado e a par de inovações tecnológicas são fatores importantes em todas as profissões.

É neste contexto que a ABEQ realiza convênios com escolas, revistas e livrarias especializadas. Os sócios da ABEQ e seus familiares possuem descontos especiais em diversos cursos, bastando apresentar sua carteira de sócio para usufruí-los.

No SENAC de São Paulo, por exemplo, que atua em diversas áreas, entre elas, Administração, Idioma, Marketing, e no Centro Cultural Brasil-Itália, especializado no idioma italiano, o desconto é de 10%. No Britânia, que conta com profissionais pós-graduados em técnicas e metodologia em ensino de línguas, a vantagem também é de 10%.

A Cultura Inglesa concede ganho de 5% sobre os preços de seus cursos.

Na área de informática, o Centro Educacional Itautec oferece uma vasta opção de cursos, que vão desde a introdução ao computador até a formação completa para o gerenciamento de redes corporativas, com abatimento de 20%.

Outra parceria da ABEQ é a Editora QD. Na assinatura da Revista Química & Derivados, o associado goza de 50% de desconto.

As livrarias conveniadas também estão apresentando bons preços na aquisição de livros e material didático.

Associando-se a ABEQ, o profissional ou estudante ainda pode participar em condições favorecidas de cursos, seminários e congressos patrocinados pela associação e por outras entidades.

Além disso, ele recebe gratuitamente a Revista Brasileira de Engenharia Química (REBEQ) e o Boletim Informativo.

Entre em contato com a ABEQ e solicite a relação dessas vantagens e benefícios ou consulte nossa home page www.abeq.org.br

 

Cerimônia do Prêmio Braskem-ABEQ 2004

Aconteceu no dia 09 de junho,  quarta-feira, 16h, a entrega do Prêmio Nacional de Pós Graduação Braskem/ABEQ, um dos mais importantes prêmios na área. O evento ocorreu no Gran Meliá WTC São Paulo – Hotel, na Avenida das Nações Unidas, 12559, Brooklin Novo, São Paulo.

Contribuir para o avanço da Engenharia Química no Brasil é um objetivo comum entre ABEQ e Braskem, maior empresa petroquímica brasileira. Esse Prêmio concretiza esse objetivo, ao promover trabalhos de desenvolvimento e pesquisa de alto nível e relevantes para o país.

Concorreram a esta edição do Prêmio Braskem-ABEQ pós-graduados formados nos anos de 200,2001 e 2003, nos cursos de mestrado ou de doutorado das áreas de engenharia ou correlatas, das instituições brasileiras, credenciados pelo Ministério da Educação.


Na cerimônia estiveram presentes o Presidente da Braskem o Sr. José Carlos Grubisichi, a Presidente da ABEQ Profª. Raquel de Lima Camargo Giordano, o Prof. Milton Mori - Diretor da Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP representando a UNICAMP, a Profª. Maria Cândida R. Facciotti - Chefe do Depto. do Curso de Engenharia Química da Escola Politécnica/USP representando a USP, o Sr. Ernesto Hiromiti Okamura - Conselheiro do CRQ 4ª Região representando o CRQ 4ª Região, o Profº. Jorge O. Trierweiler da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro representando a UFRJ e o Profº. Paulo Ignácio F. Almeida - Chefe do Depto. de Engenharia Química da UFSCar representando a UFSCAR e profissionais da área de engenharia química. Foram entregues quatro prêmios, sendo dois na categoria de Mestrado e dois na categoria de Doutorado.

Veja, abaixo a relação dos trabalhos que receberam o Prêmio Braskem-ABEQ 2003:

Categoria Mestrado:

  • 1º lugar : Luciane da Silveira Ferreira - Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Trabalho: "Investigação de um Sistema Fia-Biossensor de Lactose para Monitoração e Controle"
  • 2º lugar - Marcelo Kaminski Lenzi - COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Trabalho: "Produção de Resinas Poliméricas com Morfologia Casca-Núcleo e Curva de Distribuição de Pesos Moleculares com Índice de Polidispersão Elevado - uma nova abordagem téorico-experimental"

Categoria Doutorado:

  • 1º Lugar: Helen Conceição Ferraz - COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Trabalho: "Separação de Oxigênio Utilizando Membranas de Transporte Facilitado contendo Biotransportadores"
  • 2º lugar - Luciana Rocha Barros Gonçalves - Universidade Federal de São Carlos
    Trabalho: "Estudo Cinético da Síntese de Amoxicilina Catalisada por Penicilina G Acilase Imobilizada em Agarose".
 
Prêmio Oxiteno-ABEQ 2004
No dia 15/06/2004 encerrou-se o recebimento pela ABEQ das fichas de inscrição (correio e internet) do Prêmio Oxiteno-ABEQ 2004. Os alunos inscritos no Concurso receberão através do seu endereço de e-mail a partir do dia 30/06/2004, instruções e o enunciado do projeto problema. Maiores informações entre em contato com a Secretaria da ABEQ.
 
Bolsa de Empregos

A Bolsa de Empregos é um benefício que a ABEQ oferece aos associados, reunindo oportunidades de emprego preferencialmente na área química; maiores informações consultar a Secretaria da ABEQ ou através do site www.abeq.org.br.

Segue abaixo algumas vagas dísponíveis.

Código BE88 - ESTAGIÁRIO DE ENGENHARIA MECÂNICA

  • Descrição: vivência em ampliação de obras industriais, preferencialmente.

Código BE87 - ENGENHEIRO QUÍMICO

  • Formação: engenheiro químico (concluído).
  • Experiência: experiência nas empresas do Polo, indústrias químicas, na área de processos industriais.
  • Descrição: Vai se envolver com levantamento de dados, análise de indicadores, desenvolvimento de projetos com vistas a melhoria de processos. É uma pessoa que está muito em contato com a produção, analisando e propondo melhorias a partir dos indicadores levantados e que também acompanha os resultados.
  • Requisitos: Inglês fluente.
  • Remuneração: de R$ 3.500,00 a 4.500,00 + benefícios.

Código BE86 - ESTAGIÁRIO DE QUÍMICA

  • Formação: Engenharia Química.
  • Experiência: mínima de 06 meses (pode ser estágio)
  • Requisitos:
    - Controle de Qualidade;
    - Informática: Windows, Word e Excel;
    - Preferência oriundo de Indústria;
    - Morador: Niterói / São Gonçalo / Proximidades;
    Ambos os sexos.

Código BE85 - VENDEDOR TÉCNICO

  • Formação: Engenheiro químico.
  • Requisitos: 1 ano de experiência em vendas de insumos para indústria, com inglês fluente e condução própria.
 
Eleições 2004/2006

Este ano, como parte do processo de informatização pelo qual a ABEQ está passando, a votação para Diretoria, Seções Regionais e Conselho Superior foi on-line, proporcionando maior facilidade, rapidez e segurança em todo o processo. É importante ressaltar que o sistema preservou o sigilo do voto.

O resultado final já se encontra no nosso site www.abeq.org.br .

Obrigado por colaborar com a ABEQ, estamos trabalhando para trazer cada vez mais benefícios aos nossos associados!

 
 

Fale com a ABEQ - Envie suas sugestões e críticas para a Associação:

SECRETARIA EXECUTIVA ABEQ
ABEQ-Associação Brasileira de Engenharia Química
Tel: (11) 3107-8747 – Telefax: (11) 3104-4649
E-mail: abeq@abeq.org.br
Home Page: www.abeq.org.br

Responsáveis:
Raquel de Lima Camargo Giordano - Diretora Presidente da ABEQ
Luiz Fernando de Moura - Diretor Convidado de Comunicações da ABEQ
Josilene Ferreira de Jesus - Sócia Colaboradora da ABEQ
Bernadete A. Perez - Secretária Executiva da ABEQ

O Boletim Informativo da ABEQ é um serviço desta Associação para todos os profissionais da área de Engenharia Química. Favor divulgar para quem tiver interesse ou enviar seu e-mail para a ABEQ. Caso você não queira mais receber este Boletim Informativo da ABEQ, desculpe-nos pelo envio e por favor nos comunique por e-mail abeq@abeq.org.br seu desejo de não mais receber este serviço.