Filiada à CONFEDERAÇÃO INTERAMERICANA DE ENGENHARIA QUÍMICA

Boletim Informativo
N° 141 - Set/Out 2003
 
Leia nesta Edição:
  • Prêmio Nacional de Pós-Graduação BRASKEM-ABEQ 2003
  • I ENBTEQ - Encontro Brasileiro sobre Tecnologia na Indústria Química e 6º Seminário de Produtores de Olefinas e Aromáticos
  • Sorteio de Livros
  • Bolsa de Empregos
  • ENBEQ 2003 - X Encontro Brasileiro sobre o Ensino da Engenharia Química
  • XV COBEQ 2004 - Congresso Brasileiro de Engenharia Química - A Engenharia Química e o Crescimento Sustentável
  • V COBEQ-IC - Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica
  • Água: recurso vital
Prêmio Nacional de Pós-Graduação BRASKEM-ABEQ 2003

 
Com uma expressiva participação de 32 trabalhos, 20 de mestrado e 12 de doutorado, terminou no dia 08 de setembro, as inscrições para 4º edição do Prêmio Nacional de Pós-Graduação BRASKEM-ABEQ 2003.
O Prêmio BRASKEM-ABEQ é concedido aos melhores projetos de pós-graduação, selecionados por uma comissão julgadora.
Os primeiros colocados, nas categorias mestrado e doutorado, recebem R$ 2.000,00, cada um.
Os classificados em segundo lugar e os orientadores de todos os concorrentes contemplados recebem diploma de menção honrosa.
A ABEQ estará divulgando o resultado do Concurso no dia 08 de dezembro de 2003.

 
I ENBTEQ - Encontro Brasileiro sobre Tecnologia na Indústria Química
Aconteceu no período de 01 a 03 de outubro de 2003 o I ENBTEQ - Encontro Brasileiro sobre Tecnologia na Indústria Química e o 6º Seminário de Produtores de Olefinas e Aromáticos, realizados pela ABEQ, em parceira com a VNU Business Media no Transamérica ExpoCenter.
O encontro foi um sucesso, contou com a participação de 206 inscritos, dentre eles profissionais e dirigentes das indústrias química, farmacêutica, alimentícia e correlatas, e a comunidade científico-acadêmica de várias partes do país. Tivemos também a participação de engenheiros de outros países.
Os eventos tiveram em comum três mesas redondas e, em paralelo, sessões técnicas com apresentação oral de trabalhos. Foram apresentados 51 trabalhos no ENBTEQ e 42 no Seminário de Olefinas. O ENBTEQ contou ainda com uma sessão plenária final e com sessões de painéis, onde os trabalhos apresentados na forma oral eram reapresentados na forma de painel.
Nas mesas redondas houve exposição da situação atual dos diferentes setores das indústrias no país, discussão de problemas apresentados e de eventuais alternativas para a diminuição do déficit químico no Brasil.
Nas Sessões Técnicas, houve apresentação de novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas nos diferentes centros (Universidades, Institutos de Pesquisas e Indústrias) discussão da viabilidade de sua implementação industrial, a curto e médio prazo. O 6º Seminário de Produtores de Olefinas e Aromáticos discutiu em sessões técnicas paralelas, temas voltados a esse setor específico da indústria química.
Na Plenária Final foram reapresentadas as recomendações sugeridas ao longo do encontro, bem como as opções propostas para atendê-las. As propostas aprovadas pela Plenária serão encaminhadas, como resoluções do I ENBTEQ, às instâncias competentes, constando ainda dos Anais do evento.
 
Sorteio de Livros

A ABEQ estará sorteando no dia 30 de outubro de 2003, dois livros:

O primeiro livro a ser sorteado será o Ética Geral e Profissional - 3º edição - autor José Reanto Nalini - Editora Revista dos Tribunais. O livro fala sobre denúncias de condutas antiéticas que se multiplicam e que se intensifica na intolerância da sociedade em relação a tais práticas, sobretudo no setor público. A Universidade vem contribuindo para criar mentalidades profissionais das quais não esteja ausente a reflexão ética.
As ameaças contra o meio ambiente se multiplicam. A insensibilidade provoca reações, mas ainda tênues diante da pontencialidade lesiva dos poderosos.

O segundo livro é Perspectivas do Álcool Combustível no Brasil - Seminário realizado em 28 a 29 de junho de 1995 - organizadores Eliana Santos Lima Fernandes e Suani Teixeira Coelho. Este livro procura retratar o Seminário Perspectivas do Álcool Combustível que se aprofundou na discussão de temas em seus diferentes aspectos, reunindo representantes da indústria sucroalcooleira, Petrobrás, fabricantes de veículos, governos federal e do Estado de São Paulo, instituições ambientais e acadêmicas, com a presença de especialistas internacionais.

Você que é sócio da ABEQ e está em dia com a sua anuidade não deixe de participar se inscreva ou por e-mail abeq@abeq.org.br ou pelo Telefone (11) 3107-8747

 

Bolsa de Empregos

A Bolsa de Empregos é um benefício que a ABEQ oferece aos associados, reunindo oportunidades de emprego preferencialmente na área química; maiores informações consultar a Secretaria da ABEQ ou através do site www.abeq.org.br.

Segue abaixo algumas vagas dísponíveis.

Código BE53 - Consultor para Destilaria de Petróleo

  • Descrição da Vaga: Engenheiro que domine a tecnologia de refinarias de petróleo, para nos
    orientar num novo projeto.
    A meta seria instalar uma unidade de destilação fracionada atmosférica, para
    operar com petróleo extra-leve e produzir solventes em 4 faixas de
    densidade.
    A capacidade estimada seria de 10.000 barris diários.

Código BE54 - Engenheiro Químico

  • Descrição da Vaga: Engenheiro Químico, superior completo, casado, vivência em indústria alimentícia de biscoitos (doces, salgados e recheados), desenvolvimento de novos produtos, embalagens e disponibilidade de horário.

Código BE55 - Técnico Químico/Manipulador

  • Descrição da Vaga:
    - Empresa de grande porte Cosmética, situada na zona Oeste;
    - Curso de Técnico em Química Completo ou cursando;
    - Exp.de 01 ano na função ou cargos na área industrial;
    - Disponibilidade para trabalhar em turnos;
    - Vagas efetivas.
 
ENBEQ 2003 - X Encontro Brasileiro sobre o Ensino da Engenharia Química
Não deixe de participar!!! Faça já sua inscrição.

Está é a décima edição do ENBEQ - Encontro Brasileiro sobre Ensino em Engenharia Química, que está sendo organizado pelo Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá. O tema escolhido pela comissão local é: "Engenharia Química, Identidade e Novas Direções para a Educação".
Nesta edição pretende-se aprofundar as discussões de alguns pontos já levantados ao longo destas 10 edições, bem como pretende-se dar uma contribuição para que novas direções sejam tomadas, no que diz respeito à educação da Engenharia Química, neste início do terceiro milênio, buscando definir que tipo de profissional deve-se formar e quais metodologias são mais adequadas para contribuir, não só na formação de técnicos capacitados, mas, antes de tudo, cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.
O ENBEQ irá se realizar no período de 09 a 12 de novembro de 2003 no Hotel Fonte Colina Verde em São Pedro - SP.
A coordenação geral é da Profª. Célia Regina Granhen Tavares e do Profº. Mauro Antonio da Siva Sá Ravagnani.
Maiores informações podem ser obtidas na:
UEM - Universidade Estadual de Maringá - Centro de Tecnologia - Depto. de Engenharia Química - Bloco D90 - Av. Colombo, 5790 - Maringá - PR - Cep: 87020-900
Fone: (044) 261-4746 e Fax: (044) 263-3440
E-mail: enbeq2003@deq.uem.br
Home Page: www.deq.uem.br/eventos/enbeq2003
 
XV COBEQ 2004 - Congresso Brasileiro de Engenharia Química - A Engenharia Química e o Crescimento Sustentável
II Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada - CBTERMO
A ABEQ – Associação Brasileira de Engenharia Química, gostaria de convidá-los a participar e contribuir com trabalhos para o XV Congresso Brasileiro de Engenharia Química e para o II Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada. Os eventos ocorrerão de 26 de setembro a 29 de setembro de 2004 em Curitiba-Paraná.

Os eventos estão sendo organizados pelos departamentos de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Federal do Paraná.

A página do congresso já está disponível e a mesma será continuamente atualizada (www.cobeq2004.ufpr.br ). Informamos também que o link para submissão de resumos já está operando e aguardamos suas contribuições.

Pedimos a colaboração de todos para a divulgação dos eventos em suas Universidades, Centros de Pesquisa, Empresas, etc. Gostaríamos de contar com uma numerosa presença da comunidade de Engenharia Química e áreas afins no Congresso.

Maiores informações favor entrar em contato pelo Fone: (41) 361-3277/3058 ou Fax: (41) 361-3277 ou através do e-mail: cobeq2004@ufpr.br

 
V COBEQ-IC - Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica

O COBEQ-IC irá acontecer no período de 02 a 05 de novembro de 2003 na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no RJ.

Os objetivos do V COBEQ-IC são de:

Divulgar nacionalmente os resultados de pesquisas desenvolvidas por alunos de graduação vinculados à Iniciação Científica em_Engenharia Química;
Promover o intercâmbio entre discentes vinculados à Iniciação_Científica em Engenharia Química de todo o país;
Promover discussões amplas sobre os programas de Iniciação Científica e seus benefícios para os discentes e o desenvolvimento da pesquisa no Brasil;
Divulgar o próprio PPGEQ/DEQ/UFRRJ entre os melhores discentes de Engenharia Química do país e proporcionar-lhes a oportunidade de conhecer a Instituição, com vistas a atrair novos candidatos para futuras turmas do PPGEQ.

Calendário do Evento:

  • Envio dos resumos: de 15/07/2003 a 31/08/2003
  • Notificação de aceite dos resumos: até 15/09/2003
  • Divulgação da programação definitiva: até 05/10/2003
  • Envio dos trabalhos completos: até 05/11/2003

Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail: cobeqic2003@ufrrj.br ou através do site www.ufrrj.br/cobeqic2003

 
ÁGUA: RECURSO VITAL
A água é um recurso precioso por ser um bem finito e vital por interferir na vida em todos o seus aspectos. Portanto, vários estudiosos já discutem e comentam em todo o mundo, principalmente em 2003, sobre o problema da escassez desse líquido precioso. Estatísticas indicam que sua demanda aumenta muito mais do que o crescimento populacional sendo assim uma razão incisiva para justificar a criação de formas de gestão da água. E bem depressa.

Sabe-se que apenas 0,65% de toda a água existente no planeta está disponível para o consumo, dos quais 0,62% se encontra no subsolo, nos chamados lençóis freáticos. A maior parte da água do mundo (97,2%) está concentrada nos oceanos e, para que ela se torne própria para consumo necessita de um tratamento chamado dessalinização, que tem um custo bastante elevado. O restante (2,15%) está nas geleiras, icebergs e calotas polares. Cerca 1,2 bilhão dos habitantes da terra não dispõem de água para beber, portanto, diversas nações já assumiram no ano passado, na Cúpula Mundial, sobre Desenvolvimento Sustentável - na África do Sul, o compromisso de aumentar em 50% a sua oferta até o ano 2015. Apesar desta postura, há previsões cada vez mais seguras de que os próximos conflitos mundiais serão em torno desse recurso natural e da necessidade de se obter o controle de áreas que possuem reservas, assim como acontece com o petróleo na atualidade. Sendo assim, o Brasil será alvo de interesse internacional visto que quase 20% da água doce do mundo está concentrada no país.

Atendendo a essas preocupações a gestão dos recursos hídricos no país está sendo um foco de destaque e, também o combate ao desperdício de água.

Você sabia que...

  • Cada descarga de um vaso sanitário gasta de 12 a 20 litros de água.
  • Um chuveiro gasta cerca de 20 litros de água por minuto.
  • Uma máquina de lavar por carga consome aproximadamente 130 litros de água.
  • Uma rega de jardim consome por hora 1300 litros de água.
  • Uma banheira pode armazenar de 130 a 170 litros de água.

Se o Planeta fosse uma melancia, o volume total de água existente seria equivalente a de uma bola de ping pong. Nesse caso, o total de água doce seria comparável a um grão de ervilha e o total de água doce em rios e lagos seria menor que um grão de areia.

Texto Original: http://www.iesb.org.br/publicacoes

 

Fale com a ABEQ - Envie suas sugestões e críticas para a Associação:

SECRETARIA EXECUTIVA ABEQ
ABEQ-Associação Brasileira de Engenharia Química
Tel: (11) 3107-8747 – Telefax: (11) 3104-4649
E-mail: abeq@abeq.org.br
Home Page: www.abeq.org.br

Responsáveis:
Raquel de Lima Camargo Giordano - Diretora Presidente da ABEQ
Luiz Fernando de Moura - Diretor Convidado de Comunicações da ABEQ
Josilene Ferreira de Jesus - Sócia Colaboradora da ABEQ
Bernadete A. Perez - Secretária Executiva da ABEQ

O Boletim Informativo da ABEQ é um serviço desta Associação para todos os profissionais da área de Engenharia Química. Favor divulgar para quem tiver interesse ou enviar seu e-mail para a ABEQ. Caso você não queira mais receber este Boletim Informativo da ABEQ, desculpe-nos pelo envio e por favor nos comunique por e-mail abeq@abeq.org.br seu desejo de não mais receber este serviço.