Filiada à CONFEDERAÇÃO INTERAMERICANA DE ENGENHARIA QUÍMICA

Boletim Informativo
N° 139 - Junho/2003






Leia nesta Edição:
  • Programa do I ENBTEQ - Encontro Brasileiro sobre Tecnologia na Indústria Química
  • Concurso Logomarca do I ENBTEQ - Encontro Brasileiro sobre Tecnologia na Indústria Química e 6º Seminário de Produtores de Olefinas e Aromáticos
  • Sorteio de Livros
  • Bolsa de Empregos
  • X ENBEQ - Encontro Brasileiro de Ensino de Engenharia Química
  • Lançamento do livro "Fundamentos de transferência de massa"
  • VIII COREEQ N/NE - Congresso Regional de Estudantes de Engenharia Química Norte/Nordeste
Programa do I ENBTEQ - Encontro Brasileiro sobre Tecnologia na Indústria Química

 O I ENBTEQ terá três tipos de atividades: mesas redondas, sessões técnicas e uma sessão plenária final. Nas Mesas Redondas haverá exposição da situação atual dos diferentes setores da indústria química nacional, discussão dos problemas apresentados e proposição de soluções para diminuição do déficit químico no Brasil.

Nas Sessões Técnicas haverá apresentação de novas tecnologias que vêm sendo desenvolvidas nos diferentes centros (Indústrias, Universidades e Institutos de Pesquisa), discutindo-se a viabilidade de sua implementação na indústria, a curto e médio prazo.

Na Plenária Final serão apresentadas e discutidas com os participantes do Encontro as recomendações sugeridas ao longo do congresso, bem como as ações propostas para atender a essas recomendações. Essas propostas serão votadas na Plenária Final e encaminhadas como resoluções do Encontro aos devidos órgãos e constarão também dos Anais do Encontro.
Constará também dos Anais, na sequência do resumo de cada trabalho, uma descrição sucinta da discussão efetuada sobre a viabilidade de aplicação da tecnologia apresentada na indústria nacional, a curto e medio prazo.

Todas as atividades terão dois coordenadores de mesa dirigindo as discussões e sistematizando as propostas surgidas, que serão reapresentadas e votadas na plenária final.

Dentro do I ENBTEQ ocorrerá também o 6o Seminário de Produtores de Olefinas e Aromáticos onde através de sessões técnicas específicas, serão discutidos temas voltados ao interesse desse setor da indústria química.

PROGRAMA:

Quarta-feira, 01 de Outubro de 2003

08:30 Credenciamento
09:30 Abertura Oficial
10:00 Mesa Redonda I - A indústria química e a retomada do crescimento: Inserção do Brasil no contexto regional e mundial de relações comerciais
Participantes: Representantes do Ministério do Desenvolvimento Comércio e Indústria, da ABIQUIM e de diferentes setores da grande indústria quimica (petroquimica, celulose e papel, quimica fina, empresa de projeto, etc.).
12:00 Almoço
14:00 Sessão Técnica A-I - Inovação Tecnológica em Processos Químicos
Áreas: automação e controle de processos, segurança de processo, novas abordagens, novas técnicas, e outras.
Sessão Técnica B-I Produção de Aromáticos e Olefinas
Áreas: Suprimentos, opções de cadeias produtivas, problemas logísticos do setor (manuseio, transporte, embalagem), etc.
18:00 Encerramento

Quinta-feira, 02 de Outubro de 2003

09:00 Sessão Técnica A-II - Novas Tecnologias em Equipamentos e Operações da Indústria Química
Áreas: reatores, equipamentos de separação, operações e equipamentos para manuseio e transporte, operações e equipamentos de purificação, controle de qualidade, armazenamento, transporte e embalagem e outras.
Sessão Técnica B-II Projetos e Processos da indústria de aromáticos e olefinas
Áreas: Planejamento e gestão de projetos, simulação de processos, equipamentos de separação e purificação, reatores, etc.
12:00 Almoço
14:00 Mesa Redonda II - Matriz energética brasileira e seu impacto na indústria química.
Participantes: Representantes do Ministério de Minas e Energia, de grandes consumidores de energia, da Petrobras, da Eletrobras, de agências ligadas a energia, etc.
16:30 Mesa Redonda III - Políticas de ciência e Tecnologia para a Indústria Química:Incentivo ao desenvolvimento de tecnologia;
Participantes: Representantes do Ministério de Ciência e tecnologia, da FINEP, FAPESP, Institutos de Pesquisa, da ANPEI, etc.
18:00 Encerramento

Sexta-feira, 03 de Outubro de 2003

09:00 Sessão Técnica A-III - Novas Tecnologias na indústria química para o meio ambiente;
Áreas: novos processos, equipamentos, operações unitárias, novas técnicas e outras
Sessão Técnica B-III A produção de aromáticos e olefinas e o meio ambiente
Área: sucessos ambientais, rotas verdes alternativas, minimização da geração e tratamento de resíduos, etc
12:00 Almoço
14:00 Plenária final
17:00 Coquetel de Encerramento

CRONOGRAMA DO EVENTO:

31/08/2003 prazo final para recebimento de resumos dos trabalhos a serem apresentados nas sessões técnicas (notificação de aceite do trabalho será enviada no máximo em 30 dias após o recebimento dos resumos).

Resumos devem ser enviados para o e-mail abeq@abeq.org.br, com a sigla ENBTEQ_SA ou SB1,2 ou 3 (correspondendo à opçao preferencial de apresentação dentro da sessão técnica A1 ou BI, A2 ou B2 ou A3 ou B3).

Usar letra Times New Roman. Autores, instituições e endereço (apenas do autor correspondente) no tamanho 12, Folha A-4, espaço simples, dois espaços entre enderecos e resumo, margens de 2,5 cm, máximo de 300 palavras.
Modelo:

Resumos Devem Conter Título Em Letras Maíusculas/Minúsculas Tamanho 14, Negrito, Centralizado José de Alencar1 , Antonio C. Jobim2 e Glauber Rocha2 1Universidade Federal da Amazônia-Departamento de Engenharia Química- Av. Atlântica, 164- Natal-RS-Brasil-CEP 10000-000-telefone: 55-11-2585722; fax:55-11-258 5721; e-mail: joaojose@ufam.br).
Resumo
Máximo de 300 palavras
Discussão
Nos Anais do evento será acrescida (na seqüência do resumo) descrição sucinta da discussao efetuada sobre o trabalho apresentado, visando análise da aplicabilidade da patente pela indústria a curto e médio prazo.

Inscrições: instruções para incrição serão brevemente divulgadas no site: www.abeq.org.br.

 
Participe da Seleção da Logomarca representativa do I ENBTEQ - Encontro Brasileiro sobre Tecnologia na Indústria Química e 6º Seminário de Produtores de Olefinas e Aromáticos
Participe da Seleção da Logomarca representativa do I ENBTEQ - Encontro Brasileiro sobre Tecnologia na Indústria Química e 6º Seminário de Produtores de Olefinas e Aromáticos

A ABEQ está lançando um concurso para selecionar a Logomarca Representativa do I ENBTEQ - Encontro Brasileiro sobre Tecnologia na Indústria Química e 6º Seminário de Produtores de Olefinas e Aromáticos.
O concurso é dirigido a alunos das Universidades, sendo, contudo, aberto à participação de demais profissionais interessados.
A participação no concurso poderá ser individual ou em equipe e cada participante pode concorrer com até três trabalhos acondicionados individualmente.

Os trabalhos e respectiva documentação devem ser encaminhadas a ABEQ - Associação Brasileira de Engenharia Química - R. Líbero Badró, 152 - 11º andar - Cep: 01008-903 - Centro - SP, até o dia 11 de julho de 2003.

O regulamento do Concurso e a Descrição do Evento você pode obter no site www.abeq.org.br , ou através da Secretaria da ABEQ pelo Tel: (11) 3107-8747 ou Telefax (11) 3104-4649

 
Sorteio de Livros
Estaremos sorteando para o próximo dia 31 de julho de 2003 dois exemplares:

O primeiro é o livro "Válvulas Industriais Brasileiras", editado pelo DNVI - Departamento Nacional de Válvulas Industriais da ABIMAQ/SINDIMAQ. Nesta edição procurou-se demonstrar o desenvolvimento tecnológico do setor, sua capacidade de atender a grande maioria das necessidades brasileiras e contribuir com os elementos técnicos decisórios que possibilitem preferencialmente a seleção de válvulas industriais fabricadas no Brasil. Além das informações sobre produtos, também podem ser encontradas uma série de tabelas técnicas e normas atualizadas aplicavéis ao setor que serão de muita utilidade aos usuários.

O segundo livro é o de Cristalização - autores Jaroslav Nÿvlt, Jiri Hostomskÿ e Marco Giulietti este livro é resultado de vários anos de pesquisas e procurando simplificar o ensino e o aprendizado da Cristalização Industrial, ele é destinado a professores e estudantes de graduação de cursos de engenharia química, de alimentos, mecânica e de materiais;a estudantes de pós-graduação; e, sobretudo, a engenheiros e tecnólogos de indústrias que se envolvem com a produção de produtos cristalinos, seja por cristalização ou por precipitação. A essência da cristalização aborbada é a cristalização por solução, sendo dada pouca ênfase à chamada cristalização em estado fundido ou por solidificação.


Só poderão concorrer aos sorteios dos livros quem for sócio da ABEQ.
Para participar basta enviar um e-mail para a ABEQ (abe@abeq.org.br) e mencionar o nome do(s) livro(s) que gostaria de ganhar.

 
Bolsa de Empregos
 

A Bolsa de Empregos é um benefício que a ABEQ oferece aos associados, reunindo oportunidades de emprego preferencialmente na área química; maiores informações consultar a Secretaria da ABEQ ou através do site www.abeq.org.br.

Segue abaixo algumas vagas dísponíveis.

Código BE49 - GERENTE DE CONTAS JUNIOR
Empresa: do ramo de alimentos (ingredientes), nacional, porte médio, sediada em São Paulo - Capital
Experiência: Engenheiro Químico ou de Alimento para atuar com Vendas Técnicas; prospectando clientes, desenvolvendo produtos junto ao cliente,realizando a venda e o pós-venda. Experiência mínima de 2 anos na área de vendas e no ramo de alimentação
Local de Trabalho: Juiz de Fora - MG. Deverá ter disponibilidade para viajar


Código BE48 - GERENTE DE CONTAS PLENO
Empresa: Empresa do ramo de alimentos (ingredientes), nacional, porte médio, sediada em São Paulo Capital.
Desejável: Desejável inglês fluente
Experiência: Engenheiro Químico ou de Alimento para atuar com Vendas-Técnicas; prospectando clientes, desenvolvendo produtos junto ao cliente,
realizando a venda e o pós-venda, Experiência mínima de 4 anos na área de vendas e no ramo de alimentação.
Local de Trabalho: São Paulo. Deverá ter disponibilidade para viajar


Código BE47 - VENDEDOR EXTERNO
Experiência: na área comercial, nos segmentos de alimentos, cosméticos e domisanitários
Salário: em torno de 2.000,00 + benefícios
Formação: recém formado em engenharia química Superior ou nível técnico em Cosmetologia, Engenharia Química, Alimentos, Nutrição

 
X ENBEQ - Encontro Brasileiro de Ensino de Engenharia Química

A ABEQ - Associação Brasileira de Engenharia Química juntamente com a UEM - Universidade Estadual de Maringá esta divulgando o X ENBEQ -Encontro Brasileiro de Ensino de Engenharia Química que irá se realizar no Paraná no período de 16 a 19 de novembro de 2003.

Maiores detalhes estaremos divulgando no site da ABEQ www.abeq.org.br e na página da
UEM www.deq.uem.br

 

Lançamento do livro "Fundamentos de transferência de massa"

Estamos divulgando o lançamento do Livro "Fundamentos de transferência de massa" editado pelo Profº. Marco Aurélio Cremasco.

Segue abaixo um resumo do livro:

A Transferência de massa está associada ao transporte de um ou vários solutos em um meio ou entre meios distintos. Esse transporte pode ocorrer por mecanismos regidos pela interação soluto-meio em escala molecular configurando, neste caso, a difusão mássica. Na situação em que o transporte dá-se tanto devido à essa interação, bem como por mecanismos externos à ela, como o movimento do meio, tem-se a característica básica da convecção mássica. Nesse aspecto, "Fundamentos de transferência de massa" (Editora da Unicamp, 2a. Edição, 729p.) expõe a difusão em diversas situações, explorando o seu mecanismo, a distribuição de concentração, a concentração média e o fluxo de um soluto nos regimes permanente e transiente, com e sem reação química. Já a abordagem da convecção mássica trata da simultaneidade entre as transferências de massa e de momento, de massa e de calor, e a transferência de massa entre fases. Em todos os capítulos há exercícios resolvidos e propostos, cujo resultados daqueles selecionados e os programas numéricos para a solução das camadas limite dinâmica, forçada e natural, são apresentados no final desta obra.

Aquisição do Livro:

Nilda Aparecida Silva - Vendas e Marketing - Comercial Tel. (19) 37887786
nilda@editora.unicamp.br / www.editora.unicamp.br
Rua Caio Graco Prado, 50 Campus Unicamp
13083-970 Caixa Postal 6074
Campinas SP Brasil

 
VIII COREEQ N/NE - Congresso Regional de Estudantes de Engenharia Química Norte/Nordeste
VIII COREEQ N/NE:Congresso Regional de Estudantes de Engenharia Química
Norte/Nordeste.
Data: 14 a 20 de setembro de 2003
Local: Belém-PA
Telefones: (91) 211-1293 e (91) 211-1295
Fax: (91) 211-1291
Site: http://geosites-yahoo.com.br/coreeq2003_pa / E-mail:caequfpa@yahoo.com.br
 

Fale com a ABEQ - Envie suas sugestões e críticas para a Associação:

SECRETARIA EXECUTIVA ABEQ
ABEQ-Associação Brasileira de Engenharia Química
Tel: (11) 3107-8747 – Telefax: (11) 3104-4649
E-mail: abeq@abeq.org.br
Home Page: www.abeq.org.br


O Boletim Informativo da ABEQ é um serviço desta Associação para todos os profissionais da área de Engenharia Química. Favor divulgar para quem tiver interesse ou enviar seu e-mail para a ABEQ. Caso você não queira mais receber este Boletim Informativo da ABEQ, desculpe-nos pelo envio e por favor nos comunique por e-mail abeq@abeq.org.br seu desejo de não mais receber este serviço.