Filiada à CONFEDERAÇÃO INTERAMERICANA DE ENGENHARIA QUÍMICA

Boletim Informativo
N° 134 - Novembro/Dezembro 2002
Leia nesta Edição:
  • CNPq aprova Comitê Assessor exclusivo para engenharia química
  • Nova Diretoria toma posse
  • Estágio Remunerado na Finlândia
  • Cartão de fidelidade com recursos destinados a projetos ambientais atrai internauta
  • Bolsa de Empregos
  • Prêmio RHODIA-ABEQ 2002
  • Colóquio Anual de Engenharia Química vembro
  • Engenheiro Químico Brasileiro recebe prêmio Humboldt
  • Férias Coletivas
 
CNPq aprova Comitê Assessor exclusivo para engenharia química
A Diretora Presidente Profª. Dra. Raquel de Lima C. Giordano encaminhou uma carta ao Diretor de Programas Horizontais e Instrumentais do CNPq o Dr. Celso Pinto de Melo com o seguinte teor.
A engenharia química é profissão relativamente nova, quando comparada com a química. O corpo específico de conhecimento de nossa área iniciou sua consolidação no início do século XX, quando foi criado o primeiro departamento de engenharia química, no Massachusetts Institute of Technology-MIT. Surgiu nossa profissão da necessidade de se utilizar um conhecimento claramente distinto do conteúdo curricular do curso de química , pois o volume diário e a forma de operação da indústria química não dão margem a decisões equivocadas quando da transposição da escala de bancada para a industrial.
No Brasil, a partir dos anos 60, com a implantação do parque industrial da área química, passa a ocorrer expressivo aumento da demanda desse profissional. Em decorrência, cria-se nos anos 70 a Associação Brasileira de Engenharia Química-ABEQ.Nossa Associação vem, nos seus mais de 25 anos de existência ,propondo e implementando ações para melhorar continuamente a formação profissional e para incentivar a consolidação da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico nacional. Exemplos significativos são o Congresso Brasileiro de Engenharia química-COBEQ, o Encontro Brasileiro sobre o Ensino de Engenharia Química-ENBEQ, o Brazilian Journal of Chemical Engineering(revista indexada em várias bases, como, por exemplo, o ISI), e vários prêmios de incentivo oferecidos em parcerias com indústrias.
Fica claro, pois, o esforço que a ABEQ vem fazendo ao londo desses anos para a afirmação da identidade da engenharia química no Brasil. No momento em que se estuda a reestruturação de Comitês Assesores do CNPq, cremos ser pertinente a criação de um Comitê Assessor específico para a Engenharia Química.A aspiração de constituir-se como área autônoma é hoje compartilhada por toda a comunidade de Engenharia Química do país ,que por unanimidade assim se manifestou por ocasião do XIV Congresso Brasileiro da área (COBEQ), realizado em Natal(RN), nos dias 25 a 28 de agosto de 2002.
Assim sendo, senhor Diretor, em nome da Associação Brasileira de Engenharia Química-ABEQ, gostaríamos de reiterar o apoio da ABEQ ao pleito da comunidade de engenharia química ao Conselho Deliberativo do CNPq para a efetivação do comitê assessor da Engenharia Química como um CA independente, incorporando-se um terceiro integrante ao Comitê Assessor da EQ, dada a grande sobrecarga de trabalho que recai nos dois atuais membros do Comitê.
 
Nova Diretoria toma posse

A ABEQ realizou no dia 11 de dezembro de 2002 a cerimônia de posse de sua nova diretoria, eleita para o biênio 2002/2004, no auditório Cid Vinio - IPT - São Paulo.
A Cerimônia foi presidida pelo Dr. Pedro Wongtschowski, Presidente do Conselho Superior da ABEQ, e contou com a presença do Profº. Dr. Rubens Maciel Filho, atual Pró-Reitor da UNICAMP, que deixa a presidência da Associação, do Dr. Manlio de Augustinis, Diretor Executivo do CRQ-IVª região, do Dr. Guilherme Ary Plonsky, Diretor Superintendente do IPT e do Profº. Dr. Ernesto Urquieta Gonzalez, Diretor eleito do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da UFSCar, além de Presidentes de Associações de profissionais, Chefes de departamento e diversos Engenheiros, pesquisadores, professores, empresários e executivos da indústria química.
Na ocasião, a atual presidenta Profª. Drª. Raquel de Lima C. Giordano, coordenadora da Área de Pesquisa em Engenharia Bioquímica do Departamento de Engenharia Química da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, falou sobre os planos da nova diretoria para os próximos dois anos.
O evento contou ainda com a interessante palestra "A Nova Dinâmica do Setor Petroquímico", proferida pelo Engº. José Carlos Grubisich, Presidente da Braskem S.A., após a palestra foi oferecido um coquetel.
A Cerimônia foi muito agradável e descontraída, proporcionando aos presentes momentos de confraternização.

 
Estágio Remunerado na Finlândia

Uma parceria entre ABTCP e PI permitirá aos estudantes do Brasil trabalharem em empresas filandensas de papel e celulose, em caráter de estágio remunerado.
A primeira fase da seleção já se iniciou e vai até o dia 31 de dezembro de 2002. Nesta fase o candidato deverá enviar seu Curriculum Vitae, resumido e em inglês (não deve ultrapassar uma folha A4 - formato Microsoft Word), para o e-mail vanessa@abtcp.com.br
O objetivo da ABTCP nesta etapa é pré-selecionar, por pontuação, os currículos dos melhores candidatos, eleitos por uma comissão definida pela ABTCP e integrada por profissionais do setor nacional de celulose e papel.
Os requisitos a serem atendidos são os seguintes:
ser sócio individual da ABTCP até a data de 31/12/2002
possuir inglês fluente (este requisito é imprescindível)
ter experiência mínima no setor de 3 meses (a ser comprovada)
ter idade máxima de 30 anos, completados até 31/06/2003
estar estudando ou ter concluído a, no máximo 6 meses, um curso de graduação, pós-graduação (lato-sensu) mestrado ou doutorado em Engenharia Mecânica, Química ou Florestal, Química (e afins), ou curso específico de celulose e papel
Em uma segunda fase, os candidatos pré-selecionados serão entrevistados em inglês pela mesma comissão, e o candidato com maior número de pontos nas duas fases será anunciado na revista O Papel, edição de fevereiro de 2003.

Para mais informações entre em contato com Vanessa através do telefone (11) 3874-2720 ou e-mail vanessa@abtcp.com.br

 
Cartão de fidelidade com recursos destinados a projetos ambientais atrai internauta

Uma enquete realizada pelo Ambiente Global (www.ambienteglobal.com.br ), o primeiro portal de meio ambiente da América Latina, parceiro de conteúdo do UOL, revela um interesse dos internautas em ter um cartão de crédito ecológico. A enquete foi realizada através do portal, que realiza semanalmente um bate-papo no UOL sobre meio ambiente, e reuniu 625(seiscentas e vinte e cinco) pessoas. A pergunta da enquete disponibilizada no site era: Você gostaria de ter um Ecocard, um cartão de fidelidade para o consumidor consciente? O internauta poderia escolher entre três respostas: Sim, desde que parte da renda fosse destinada a projetos ambientais; Sim e Não.
O resultado da pesquisa foi que 77% dos internautas que participaram da enquete, 480 pessoas, responderam que gostariam de ter um cartão de fidelidade ecológico, desde que parte da renda fosse destinada a projetos ambientais; 100 pessoas responderam que gostariam de ter um cartão ecológico, independente se parte da renda fosse destinada ou não a projetos ambientais; e apenas 7%, ou 45 pessoas, disseram que não têm interesse em ter um cartão ecológico. O resultado da enquete está disponível no endereço:http://cgi2.uol.com.br/cgi-bin/urnavirt/urna2.cgi?urna=ambglobal

 

Bolsa de Empregos

A Bolsa de Empregos é um benefício que a ABEQ oferece ao associado, reunindo oportunidades de emprego preferencialmente na área química; maiores informações consultar a Secretaria da ABEQ ou através do site www.abeq.org.br.
Apesar dos pedidos de maior participação, nenhum currículo foi enviado para a ABEQ por parte de nossos associados, com isso a bolsa de empregos está parada,já que não há novos currículos para serem "negociados" com empresas interessadas.
Segue abaixo algumas vagas dísponíveis da Bolsa de Empregos.
 
Código BE37 - Engenheiro Químico ou Engenheiro de Alimentosi.
  • Estamos buscando um Engenheiro Químico ou Engenheiro de Alimentos para o cargo de Supervisor Técnico, para atuar na região metropolitana de Curitiba em empresa multinacional de grande porte.
  • Características do Profissional

    - 30 anos em média
    - Conhecimento de Qualidade.
    - Experiência em processo de extração de óleos vegetais ou equipamento para extração de óleos vegetais,
    degomagem com ácido, intereterificação, modificação de lecitina
  • Pré-requisitos.

    - Fluência no idioma inglês e conhecimentos em espanhol

    Os curriculuns devem ser encaminhados ao e-mail: elizabele@debernt.com.br A/C Elizabele Maria Sobrinho.
    De Bernt Entschev Executive Search
    55 41 221-5817
    www.debernt.com.br
Código BE36 - Multinacional metalurgica em Jundiai.
  • Somos uma consultoria em Recrutamento e Selecao e estamos trabalhando uma posiçao para multinacional metalurgica em Jundiai.
  • Empresa - Multinacional
  • Local de Trabalho
    - Jundia / SP
  • Experiência / Conecimento
    - Conhecimento de Processos.
    - Conhecimento de Qualidade.
    - Conhecimentos de Sistemas da Qualidade e Iso 9000 e 14000
  • Pré-requisitos.
    - Ingles Fluente, Espanhol Fluente.

    Os curriculuns devem ser encaminhados ao e-mail: atocons@aol.com A/C Lais Albuquerque, mencionando o titulo Garantia da Qualidade. Laís Albuquerque
    ATO - DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E HUMANO
    11-4617-4136 / 15-231-0882 / 11-9971-7306
    e-mail: atocons@aol.com
 
Prêmio Rhodia-ABEQ 2002

A Rhodia e a ABEQ comunicam que, em razão de reestruturação do Prêmio Rhodia-ABEQ e da irregularidade do calendário escolar de 2002, devido à greve em várias instituições de ensino, a próxima edição do Concurso será lançada no início do ano letivo de 2003.

 
Colóquio Anual de Engenharia Química
O Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ, através de seu Colóquio Anual, promove a divulgação e a discussão dos trabalhos de pesquisa mais recentes que vêm sendo desenvolvidos em seus laboratórios. Neste evento em que seus doutorandos fazem exposições orais do atual estado de desenvolvimento de suas pesquisas, tem-se como objetivo a interação com a comunidade científica e industrial. Este ano, o enfoque será dado na tendência das pesquisas como fruto da interdisciplinaridade na pós-graduação. Fazem parte da programação palestras e uma sessão com apresentações de empresas. O evento também contará com trabalhos na forma de painéis complementando a exposição das atividades do Programa de Engenharia Química.
Venha conhecer o PEQ, suas áreas de pesquisas e instalações, participando deste evento.
Mais informações no site do Programa: www.peq.coppe.ufrj.br e-mail: caeq@peq.coppe.ufrj.br
 
Engenheiro Químico brasileiro recebe premio Humboldt
A Fundação Humboldt, da Alemanha, atribui desde 1953 prêmios a pesquisadores estrangeiros que se destacaram pelas atividades na sua área do conhecimento.
O prêmio é concedido anualmente a todas as áreas e significa não só a doação de recursos financeiros (cerca de U$ 70.000), mas um alto prestígio, visto que, dos que receberam o prêmio Humboldt, mais de 30 receberam posteriormente o prêmio Nobel (vide http://www.avh.de/en).
Entre os envolvidos com a Engenharia Química, e já receberam o prêmio Humboldt, encontra-se (com suas áreas de atuação e ano do recebimento):
-Albert Vannice (Catálise, Penn State University, 1990),
-Randall Snurr (Difusão em sólidos, Northwestern University, 1994),
-L. Markó (Catálise, University of Kaposvár, 1995),
-Bruce Gates (Catálise, Rice University, 1998),
-Alice P. Gast (Polimerização, MIT, 1998),
-John C. Chen (Transferência de Calor, Lehigh University, 1999),
-Mark C. Thies, (Fluídos Supercríticos, Clemson University, 2000).
É por esse motivo que temos o prazer de informar que a Fundação Humboldt acaba de divulgar os premiados do presente ano e, entre eles, está o Prof. Martin Schmal, do PEQ-COPPE. Segundo informações dessa Fundação, este seria um dos primeiros prêmios Humboldt, atribuído a pesquisas realizadas na América Latina.
Assim sendo, prestamos a homenagem ao Prof. Schmal, em reconhecimento não só pelo seu trabalho científico, mas também pelo seu empenho em criar e dirigir a "Sociedade Brasileira de Catálise", sua área de atuação.
 
Férias Coletivas
A ABEQ encerrará seu expediente no dia 24 de dezembro de 2002, retornando ás atividades no dia 27 de janeiro de 2003. Agradecemos á todos os associados por cooperarem com a Associação e desejamos os mais sinceros votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Fale com a ABEQ - Envie suas sugestões e críticas para a Associação:

SECRETARIA EXECUTIVA ABEQ
ABEQ-Associação Brasileira de Engenharia Química
Tel: (11) 3107-8747 – Telefax: (11) 3104-4649
E-mail: abeq@abeq.org.br
Home Page: www.abeq.org.br


O Boletim Informativo da ABEQ é um serviço desta Associação para todos os profissionais da área de Engenharia Química. Favor divulgar para quem tiver interesse ou enviar seu e-mail para a ABEQ. Caso você não queira mais receber este Boletim Informativo da ABEQ, desculpe-nos pelo envio e por favor nos comunique por e-mail abeq@abeq.org.br seu desejo de não mais receber este serviço.