Filiada à CONFEDERAÇÃO INTERAMERICANA DE ENGENHARIA QUÍMICA

Boletim Informativo
N° 129 - Abril/Maio 2002

Leia nesta Edição:

  • Nova Home Page da ABEQ
  • Notícias
  • ABEQ e OPP realizam cerimônia do Prêmio OPP/ABEQ 2001 de pós-graduação
  • Lançamento do Livro Cristalização
  • Prêmio Rhodia/ABEQ faz 10 anos
  • Professor ABEQ
  • Bolsa de Empregos
 
Nova Home Page da ABEQ

A ABEQ acaba de lançar sua nova home page, com um novo design e várias novidades. A primeira delas é uma área com as últimas Notícias da área de engenharia química no Brasil e no mundo, selecionadas na mídia por Consultores da ABEQ e atualizadas diariamente. A nova página também tem uma Enquete para que você possa dar sua opinião sobre temas atuais e acompanhar a opinião dos outros votantes. Uma outra novidade é o Fórum de Discussão onde você poderá tirar suas dúvidas e colocar algum assunto para ser debatido, bastando para isso se cadastrar e começar a participar. Fique por dentro também das novidades dos Congressos e Eventos da ABEQ, links com universidades, informações estudantis, além de um completo Calendário com eventos selecionados que são de interesse do profisisonal da área de Engenharia Química. Acesse o novo site da ABEQ e confira as novidades!
 
Notícias
11/6/2002 - DuPont Fluorprodutos obtém acesso global às patentes do HFC227ea.

6/6/2002 - Técnico Internacional em Cosméticos virá à São Paulo.

5/6/2002 - Câmara de Comércio França-Brasil discute controle da poluição no Estado de São Paulo.

5/6/2002 - Fiesp lança cadastro da indústria em CD-ROM.

3/6/2002 - Abetre propõe elaboração de inventário sobre resíduos industriais para todos os Estados brasileiros.

3/6/2002 - A Alcoa investe em nova linha de tampas.

3/6/2002 - No Dia Mundial sem Tabaco, ABB comemora sucesso em programa antitabagista e lança ação para prevenir o câncer entre funcionários.
 
ABEQ e OPP realizam cerimônia do Prêmio OPP/ABEQ 2001 de pós-graduação

A ABEQ realizou no dia 11 de abril, no Hotel Meliá (em São Paulo), a festa de premiação dos vencedores do Prêmio Nacional de Pós-Graduação OPP/ABEQ 2001.

Estiveram presentes os presidentes da ABEQ, Rubens Maciel Filho, e da OPP Química S.A., José Carlos Grubisch, entre outros.

Os projetos de Elizabeth de Fatima Pires Augusto (doutorado, pela Escola Politécnica da USP) e Ernandes Benedito Pereira (mestrado, da UEM) foram os grandes vencedores. Eles receberam, cada um, R$ 2.000,00. Com orientação do Profº. Dr. Willibaldo Schmidell Netto, Elizabeth abordou o "Estudo do Cultivo de Salmonella Typhimurium em processo descontínuo e contínuo, visando a produção de vacina contra salmonelose bovina".

Ernandes, por sua vez, abrangeu o tema "Lípase Livre e Imobilizada em Quitosana: Caracterização e Potencial de Aplicação em Reações de Hidrólise e Síntese", orientado pelas professoras doutoras Gisella Maria Zanin e Heizir Ferreira de Castro.

Receberam o diploma de menção honrosa, pela classificação em segundo lugar, Maura Hebling Jordão (doutorado, pela UFSCar) e Roberto Bentes de Carvalho (mestrado, da UFRJ/COPPE).

Maura apresentou o projeto "Catalisadores Bimetálicos e Bifuncionais para a Hidroisomerização de alcanos lineares: uma alternativa para o aumento da octanagem da gasolina, tendo como orientador o Profº. Dr. Dílson Cardoso.

Roberto trabalhou com o tema "Membranas Anisotrópicas para Nanofiltração e Osmose Inversa preparadas pelo processamento simultâneo de duas soluções poliméricas", tendo como orientadores o Profº. Dr. Cristiano P. Borges e o Profº. Ronaldo Nóbrega.

Nesta edição de 2001 do Prêmio OPP/ABEQ foram inscritos 29 trabalhos, sendo 17 de mestrado e 12 doutorado.

Aguardem a próxima edição do Prêmio OPP/ABEQ 2002.

 
Lançamento do Livro "CRISTALIZAÇÃO"

Acaba de sair o livro "Cristalização" de autoria de Jaroslav Nývlt, Jiri Hostomski e Marco Giulietti, o primeiro dedicado ao assunto em língua portuguesa. O livro é uma coedição da Edufscar e o IPT. O livro destina-se aos cursos de graduação e pós-graduação de Engenharia Química e correlatos. Os itens tratados no livro são:

1- Introdução

2 - Equilíbrio de fases e balanços em cristalizadores

3 - Nucleação

4 - Crescimento de cristais

5 - Avaliação da cinética de cristalizadores a partir de experimentos-modelo

6 - Tipos de cristalizadores

7 - Modelagem matemática de cristalizadores

8 - Formação de incrustações

O livro pode ser adquirido diretamente na Edufscar (www.ufscar.br) ou no IPT (www.ipt.br)

 
Prêmio RHODIA/ABEQ faz 10 anos
Professor ABEQ

O Prêmio Rhodia-Abeq foi criado em 1992, sendo um marco na história do ensino de engenharia química no Brasil. Este prêmio incrementou a aproximação da indústria química com as instituições de ensino por meio da formulação de problemas reais, que submetidos, foram solucionados pelos estudantes de engenharia química.


Dada a importância deste evento e para comemorar os seus dez anos, a Rhodia e a Abeq decidiram reformular as características do prêmio, o qual será lançado no segundo semestre de 2002.


Aguardem as novidades.


O Prêmio Rhodia-Abeq faz e é 10!

A ABEQ lançou o programa Professor ABEQ. O objetivo é ter um docente em cada Instituição de Ensino da Engenharia Química que seja o contato da ABEQ para o desenvolvimento de programas de interesse comum de cunho acadêmico. Desejamos enfatizar, no presente momento, a fundamental importância da Representação da ABEQ junto às universidades brasileiras para que o trabalho de disseminação de informações e de realização de eventos de interesses, além de outras possíveis atividades de cunho profissional da Engenharia Química, alcancem o sucesso desejado. Caso haja interesse em ser um dos nossos Professores ABEQ entre em contato com a Secretaria da ABEQ ou então faça seu cadastro através do nosso site www.abeq.org.br.
Bolsa de Empregos

Vendedor Técnico/ Assistente Comercial

  • Profissionais do ramo químico. Para atuar em Empresa que trabalha com óleos minerais.
  • Formação: Técnico Químico ou Superior em Química/Eng. Química
  • Ter experiência na área comercial, atuado em vendas, contato e prospeção de clientes. Conhecimento de informática.
  • Deve ter carro.

Diretor da Divisão de Química

Responsabilidades:

  • Desenvolver estratégias tecnológicas apoiando o parque industrial brasileiro, através do desenvolvimento de estudos, projetos, ensaios e análises em processos químicos, biotecnológicos e de materiais; desenvolver estratégias comerciais da Unidade, visando o cumprimento de metas e objetivos; orientar trabalhos para aumentar a produtividade e lucratividade, buscando competitividade permanente, para viabilizar novos mercados.

Requisitos:

  • Experiência mínima de 10 anos em coordenação de equipes, domínio de técnicas e estratégias de negócios no segmento químico, pesquisa e desenvolvimento de estudos, projetos e ensaios e análises em processos químicos, biotecnológicos e de materiais.
  • Graduação em Química, Engenharia Química, Fármacia, Bioquímica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Alimentos ou Engenharia de Produção especialidade em química.
  • Pós-graduação Curso: Química, Química Industrial, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Administração e Economia.
  • Inglês fluente.
  • Conhecimentos em Windows e Office.

Engenheiro Químico:

  • Especialista de Materiais (para trabalhar na área de desenvolvimento de produtos) em uma empresa de eletrodomésticos)
  • Formação: Superior Completo (engenharia química ou de materiais)
  • Idioma: Inglês fluente
  • Local de trabalho: Empresa de Eletrodomésticos na cidade de Joinville - Santa Catarina
  • Experiência: Experiência em metais (aço, alumínio...) e acabamentos (linhas)
  • Atividades a serem desenvolvidas: Participação no desenvolvimento, implantação e otimização dos produtos, materiais e componentes; Acompanhar problemas de campo/linha, desenvolver análise de causas e alterações; Pesquisar e desenvolver tecnologias; Analisar novos materiais buscando mais otimização e racionalização do processo produtivo.

Fale com a ABEQ - Envie suas sugestões e críticas para a Associação:

SECRETARIA EXECUTIVA ABEQ
ABEQ-Associação Brasileira de Engenharia Química
Tel: (11) 3107-8747 – Telefax: (11) 3104-4649
E-mail: abeq@abeq.org.br
Home Page: www.abeq.org.br


O Boletim Informativo da ABEQ é um serviço desta Associação para todos os profissionais da área de Engenharia Química. Favor divulgar para quem tiver interesse ou enviar seu e-mail para a ABEQ. Caso você não queira mais receber este Boletim Informativo da ABEQ, desculpe-nos pelo envio e por favor nos comunique por e-mail abeq@abeq.org.br seu desejo de não mais receber este serviço.