Filiada à CONFEDERAÇÃO INTERAMERICANA DE ENGENHARIA QUÍMICA
 
Boletim Informativo
N° 126 - Janeiro/2002

 
Leia nesta Edição:
 

Prêmio Nacional de Pós-Graduação OPP/ABEQ 2001
 
Segue abaixo a lista dos nomes dos ganhadores do Prêmio OPP/ABEQ 2001:
 

MESTRADO:

1º lugar: Ernandes Benedito Pereira
Universidade: UEM – Universidade Estadual de Maringá
Trabalho: Lípase Livre e Imobilizada em Quitosana: Caracterização e Potencial de Aplicação em Reações de Hidrólise e Síntese
Orientadoras: Profª. Dra. Gisella Maria Zanin e Profª. Dra. Heizir Ferreira de Castro
 

2º lugar: Roberto Bentes de Carvalho
Universidade:  UFRJ/COPPE/Programa de Eng.Química
Trabalho: Membranas Anisotrópicas para Nanofiltração e Osmose Inversa preparadas pelo processamento simultâneo de duas soluções poliméricas
Orientador: Profº. Dr. Cristiano P. Borges

DOUTORADO:

1º lugar: Elizabeth de Fátima Pires Augusto
Universidade: Escola Politécnica da USP
Trabalho: Estudo do Cultivo de Salmonella Typhimurium em processo descontínuo e contínuo, visando a produção de vacina contra salmonelose bovina
Orientador: Prof. Dr. Willibaldo Schmidell Netto

2º lugar: Maura Hebling Jordão
Universidade: UFSCar – Univ. Federal de São Carlos
Trabalho: Catalisadores Bimetálicos e Bifuncionais para a Hidroisomerização de alcanos lineares: uma alternativa para o aumento da octanagem da gasolina
Orientador: Profº. Dr. Dílson Cardoso

 

5º Conferência Anual Estratégias de Gestão de Resíduos Industriais
 
Irá acontecer nos dias 14 e 15 de março de 2002, no Park Plaza Hotel em São Paulo, a 5º Conferência Anual Estratégias de Gestão de Resíduos Industriais, reunindo o que há de mais atual em práticas de produção mais limpa, transporte, armazenamento e destinação de resíduos industriais. Participando deste evento, você irá discutir com colegas experts no assunto como reduzir a geração de resíduos no processo e tomar decisões seguras para o tratamento e a destinação final.
A ABEQ sorteia entre os seus associados agora dia 20 de fevereiro, uma inscrição grátis para esta Conferência, além do sorteio, os sócios da ABEQ têm um desconto de 15% na inscrição. Este evento é promovido pela IBC (Internacional Business Communications).
Informações e Inscrições podem ser obtidas na IBC pelo tel: (11) 3017-6888 - Fax Toll Free: 0800-114664 - Online: www.ibcbrasil.com.br/ia3200 ou na Secretaria da ABEQ.
 
  Apoio:
BANAS QUALIDADEABEQ
GERENCIAMENTO AMBIENTALE-MEIOAMBIENTE

Seminário Internacional Explosões e Meios de Prevenção nas Indústrias Farmacêuticas, Alimentícias e de Processos
 
De tempos em tempos a atenção do público em geral é tomada por reportagens, nas quais explosões causadas por substâncias inflamáveis causam irrecuperáveis perdas humanas e consideráveis prezuízos materiais. Riscos de explosões existem quando certos tipos de poeira ou vapores estão dispersos no ar. A explosão causa um aumento instantâneo de pressão na estrutura do equipamento e, se esta não for suficiênte para suportá-la, sérios danos pessoais e ao equipamento poderão ocorrer.Portanto é internacionalmente reconhecido e de crucial importância o conhecimento das mais recentes técnicas de prevenção contra explosões; A avaliação e a identificação adequada dos riscos de explosão são indispensáveis para a seleção das medidas mais apropriadas de proteção.Dedicaremos uma atenção especial às mais recentes investigações relativas às providências a serem tomadas com o intuito de prevenir a formação de misturas explosivas, bem como a ignição de tais misturas Serão expostas as técnicas necessárias para prevenir eficientemente os riscos em casos do perigo de explosões nos diversos processos industriais, bem como as diretrizes atualmente aplicadas. Este seminário capacitará todos os envolvidos, engenheiros de produção, engenheiros de segurança, diretores de empresa e técnicos, a contribuir para o controle e a redução dos riscos de explosão dentro dos níveis aceitáveis em sua planta. Especialistas reconhecidos internacionalmente apresentarão o mais atual estado da técnica e dos conhecimentos em matéria de segurança e proteção industrial em relação aos temas escolhidos.
Este Seminário irá acontecer dia 19 de março de 2002 no Hotel Marriott - Guarulhos - São Paulo. Maiores informações podem ser obtidas na FIREEX - Tel: (11) 6128-9734 - Fax: (11) 6121-3801 com Raymond Jeffree - E-mail: fireex@ligbr.com.br ou na Secretaria da ABEQ.  
Agência Nacional de Vigilância Sanitária  
Promover uma sociedade digital. É o que pretende o Governo Federal com a implantação do Programa Sociedade da Informação - Governo Eletrônico. O objetivo é universalizar o acesso aos serviços por meio de redes integradas, com transparência de suas ações. São medidas desburocratizantes que visam facilitar a vida do cidadão, além de elevar o padrão de qualidade e eficiência dos serviços prestados à sociedade. A ANVISA está integrada às ações desenvolvidas pelo Governo Federal. Tanto que assume um compromisso de fortalecer o relacionamento com Você, Agente Regulado. Por isso, a Agência inova a forma de atendimento e aprimora o seu sistema de arrecadação, com tecnologia avançada.
Quem ganha é Você, que terá acesso a um serviço mais ágil com comodidade, qualidade e segurança. Além disso, ficará mais fácil identificar como os recursos arrecadados estão sendo repassados aos Estados e Municípios. O trabalho é realizado no sentido de cumpri a missão institucional da Anvisa - Proteger e promover saúde, garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços.
A ANVISA, ao integrar-se às ações desenvolvidas pelo Governo Federal em busca de excelência nos serviços prestados à sociedade, inova na forma de atendimento e aprimora o seu sistema de cobrança de taxas.
A partir do dia 25 de março de 2002, no endereço eletrônico www.anvisa.gov.br, estará disponivel ao Agente Regulado o novo Serviço de Atendimento e Arrecadação Online.
 
IFAT 2002 - Feira Internacional dos Setores de Gestão de Água, Efluentes, Resíduos e Reciclagem  
A política de porteção dos recursos naturais está cada vez mais presente nas atividades das empresas modernas. Com essa nova atitude, o mercado mundial na área ambiental tem ganhado um volume significativo, no que concerne à realização de negócios ligados à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.
Neste contexto, a feira IFAT proporciona uma oportunidade única ao empresário brasileiro, concentrando em um mesmo espaço físico o que há de mais moderno e inovador no mercado ambiental, apresentando os desenvolvimentos tecnológicos produzidos neste setor pelas maiores empresas do mundo.
A IFAT será realizada de 13 a 17 de maio de 2002, em Munique, Alemanha, onde em cerca de 165.000 m2 estarão concentradas aproximadamente 3.000 expositores de 100 países.
Informações podem ser obtidas info@ifat.de / www.ifat.de ou Tel: (+49 89) 9 49-1 13 58 - Fax: (+49 89) 9 49-1 13 59
 

Bolsa de Empregos
 
Engenheiro Químico
- Engenheiro Químico com monitoramento e controle de Estações de Tratamento de Efluentes;
- De preferência solteiro e na faixa etária de 25-35 anos;
- Trabalhar em indústria fazendo o acompanhamento do funcionamento de ETE's.
 
Analista Comercial Pleno
- Sexo: Masculino;
- Idade: 30 a 36 anos;
- Inglês fluente e conhecimento avançado em informática;
- Responsabilidade com business, visitas e negociações. Será responsável pela conta de amônia (responsável pela fabricação de 
  explosivos);
- Possuir experiência mínima de 5 anos no ramo, além de disponibilidade para viagens.
- Obs: Não fumante

Seminário
RECURSOS HÍDRICOS
Direito Ambiental

A responsabilidade legal das empresas no uso e gerenciamento dos recursos hídricos será o tema da palestra do Dr. Antonio Fernando Pinheiro Pedro, advogado ambientalista, no Seminário RECURSOS HÍDRICOS, que acontecerá no dia 12 de março, das 9h00 às 17h30, no Salão Nobre da FIESP/CIESP - Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Av. Paulista, 1313 - São Paulo - SP).

A partir da análise das políticas de gerenciamento de recursos hídricos vigentes na União e nos Estados e na experiência dos grandes usuários da água, o evento, que faz parte do Fórum O BRASIL EM BUSCA DE SEU ATIVO AMBIENTAL, promoverá uma ampla discussão voltada para a transformação dos passivos ambientais em oportunidades de desenvolvimento.

Inscreva-se seguindo as orientações do site www.advbfbm.org.br/ ativoambiental.htm. Nossa central de atendimento também está à sua disposição pelo telefone (11) 3284.4044 (Srta. Carolina ou Camila) e pelo e-mail ativoambiental@advbfbm.org. br.


Fórum São Paulo - O Ambiente do Futuro

Gerenciamento Ambiental e Participação Comunitária :

Indicadores e Pertinência Social

25/02/2002

Pensando na qualidade de vida da cidade de São Paulo, o Centro de Educação Ambiental do SENAC - SP promoverá o Fórum São Paulo, que tem como objetivo discutir os problemas que afetam a cidade e propor soluções.

O tema Gerenciamento Ambiental e Participação Comunitária : Indicadores e Pertinência Social, propõem uma discussão ampla sobre o assunto e principalmente abre um debate sobre o alargamento da faixa de exclusão social e a reduzida capacidade de investimento do Estado, o que ocasiona um aumento na quantidade de pessoas que vivem em condições precárias nas cidades.

A gestão ambiental de ocupações territoriais, é o principal desafio do Poder Público, pois como regulador do uso e ocupação do solo, não possui instrumentos de gestão urbana e ambiental eficazes no controle da qualidade ambiental das ocupações.

É urgente, a necessidade de reavaliar a aplicação destes instrumentos e, propor novos modelos de gestão ambiental de territórios, visando a manutenção da sua sustentabilidade

É dessa maneira que o Fórum São Paulo, apresenta propostas concretas que contribuam para minimizar os efeitos negativos do crescimento desordenado e construir soluções para o futuro.

O evento será gratuito e aberto ao público em geral.

Informações e Inscrições:
Centro de Educação Ambiental do SENAC-SP
Av. do Café, 298 Jabaquara São Paulo SP
(próximo à estação Conceição do metrô)
Tel.: (11) 5017-0697 Fax.: (11) 5017-2910
Mais informações: www.sp.senac.br/ambiental


Venda de exemplares do Brazilian Journal

Estão disponíveis para venda exemplares do Brazilian Journal of Chemical Engineering, principal veículo científico de Engenharia Química com artigos em inglês, no valor de R$ 10,00 cada exemplar. Os volumes disponíveis são os seguintes: Vol. 12 (1995) - nrs. 2,3 e 4; Vol. 13 (1996) - nrs. 1,2,3 e 4; Vol. 14 (1997) - nrs. 1,2,3 e 4; Vol. 15 (1998) - nrs. 1,2,3 e 4; Vol. 16 (1999) - nrs. 1,2,3 e 4; Vol. 17 (2000) - nrs. 1,2,3 e 4; Vol. 18 (2001) - nrs. 1,2,3 e 4. A cada 4 exemplares adquiridos a ABEQ estará dando um desconto de 20%. A ABEQ lembra que o Brazilian Journal também está à disposição para assinatura: sócio, R$ 40,00; não sócio, R$ 50,00; pessoa jurídica (não sócio), R$ 80,00; sócios coletivos e colaboradores, isento.  


SECRETARIA EXECUTIVA ABEQ
ABEQ-Associação Brasileira de Engenharia Química
Tel: (11) 3107-8747 – Telefax: (11) 3104-4649
E-mail: abeq@abeq.org.br
Home Page: www.abeq.org.br

 

O Boletim Informativo da ABEQ é um serviço desta Associação para todos os profissionais da área de Engenharia Química. Favor divulgar para quem tiver interesse ou enviar seu e-mail para a ABEQ. Caso você não queira mais receber este Boletim Informativo da ABEQ, desculpe-nos pelo envio e por favor nos comunique por e-mail abeq@abeq.org.br seu desejo de não mais receber este serviço.