Filiada à CONFEDERAÇÃO INTERAMERICANA DE ENGENHARIA QUÍMICA
 
Boletim Informativo
N° 125 - Dezembro/2001

  Leia nesta Edição:

 Ganhadores do CDs de Propriedades de Polímeros 
 
A ABEQ sorteou, no último dia 22 de novembro, dois CDs aos seus associados: Propriedade de Polímeros, Predição e Cálculos. As ganhadoras foram Selene M.A.Guelli Ulson de Souza (SC) e Viviane Moreira Paulus (PR).
  

IV EBA - 2002

IV ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE ADSORÇÃO
Rio de Janeiro, 29 a 31 de maio de 2002

           É crescente o interesse da comunidade científica nacional e internacional no estudo dos fenômenos adsortivos. O primeiro Congresso Brasileiro sobre Adsorção aconteceu em Fortaleza, em junho de 1996, organizado por iniciativa de um grupo de docentes da Universidade Federal do Ceará, liderados pelo Prof. Célio L. Cavalcante Jr. Este primeiro evento mostrou que a iniciativa foi oportuna, não só por ter contado com a presença do Prof. Douglas M. Ruthven, autor do livro “Principles of Adsorption and Adsorption Processes”, leitura obrigatória para todos os interessados no assunto, mas também pelo número de participantes e qualidade dos trabalhos apresentados.
             A organização do II Congresso Brasileiro sobre Adsorção ficou a cargo da Universidade Federal da Santa Catarina e aconteceu em Florianópolis, em maio de 1998, tendo como coordenador o Prof. Leonel T. Pinto. Esta segunda versão mostrou um crescimento acentuado, contando com cento e trinta autores de trabalhos científicos, dezenove universidades brasileiras, duas instituições de pesquisa, onze estados da federação e seis países. A comunidade científica internacional esteve representada pelos conferencistas Dr. Hermant W. Dandekar (UOP, Illinois, EUA) e Prof. N. -H. Linda Wang (Purdue University, Indiana, EUA).
             O III Congresso Brasileiro sobre Adsorção aconteceu em Recife, em julho de 2000, sob a responsabilidade da Universidade Federal de Pernambuco e coordenado pelos Professores César Augusto M. da Abreu, Valdinete L. da Silva e Augusto Knoechelmann. Como os demais, este evento reuniu com sucesso cientistas, engenheiros, técnicos e estudantes em torno de pesquisas e desenvolvimentos em adsorção e temas correlatos, tendo como convidado internacional o Prof. Bohumil Volesky (University of McGill, Canadá).
             Dando continuidade a série, o IV Congresso Brasileiro sobre Adsorção irá acontecer no Rio de Janeiro. Caberá a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mais específicamente ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, a organização do evento, que será realizado no período de 29 a 31 de maio de 2002.
             O recém criado curso de pós-graduação em Engenharia Química da UFRuralRJ pretende, na organização deste evento, enfatizar o caráter multidisciplinar da adsorção, mostrar o crescimento e consolidação do grupo como atuante no contexto da pesquisa científica e possibilitar o contato com pesquisadores do país e do exterior.
   SECRETARIA DO IV EBA
    UFRuralRJ
    Instituto de Tecnologia
    Depto de Tecnologia Química
    Seropédica - RJ
    CEP 23890-000
    Fone/Fax: (0-xx-21) 2682-1865 
                    (0-xx-21) 2682-2801 
                    (0-xx-21) 2682-1337

     Home Page: www.ufrrj.br/eventos/iveba     E-mail:  iveba@ufrrj.br


Abrapoli lança Certificado de Conformidade para combater a sonegação do IPI 
 
A Abrapoli - Associação dos Produtores de Resina de Poliéster Insaturado lançou no dia 11 de dezembro, na sede da Oxiteno, em São Paulo, o Certificado de Conformidade Abrapoli. O objetivo do documento é qualificar as empresas filiadas e estabelecer normas de conduta, para torná-las mais competitivas e em contínuo desenvolvimento. Dentro dos critérios necessários para a obtenção do certificado, destacam-se três princípios básicos como postura ética, sistemas de qualidade e atuação responsável. No item postura ética, as empresas certificadas deverão praticar corretamente a tabela de classificação fiscal, comprovar indoneidade e utilizar regras contábeis legais. Além disso, devem possuir ou estar implantando um programa de gerenciamento da qualidade baseado na série de normas ISO 9000, e utilizar um programa de gerenciamento ambiental como o Atuação Responsável ou Prodir. O Certificado de Conformidade da Abrapoli será conferido às empresas associadas, sendo que as auditorias serão realizadas por um organismo de terceira parte. Fundada em setembro de 2000, a Abrapoli conta, hoje, com 22 empresas associadas. Mais informações: Tel: (11) 3507-0406 ramal 29 ou E-mail: assessoria@administrador.inf.Br  
Microscopias Aplicadas à Catálise

Dando continuidade ao intercambio de pesquisadores em catálise entre o Brasil e França, (Programa PICS, CNRS-CNPq), anunciamos o oferecimento do curso "Microscopias Aplicadas à Catálise", a ser dado pelo Dr. Francisco José Cadete Santos Aires, do Institut de Recherches sur la Catalyse, França.

Objetivos: Apresentar os fundamentos, técnicas e aplicações da microscopia (MEV, MET, etc) na caraterização de materiais sólidos, especialmente os que possuem propriedades catalíticas.

Data: entre os dias 18/03/2002 a 22/03/2002 - Duração: 30 horas - Número de Vagas: 30 participantes

Local do Curso: Laboratório de Catálise - Departamento de Engenharia Química da Univ. Federal de São Carlos

Informações: www.deq.ufscar.br/~catalise/microscopia.htm


  ABEQ sorteia evento sobre Resíduos Industriais   A ABEQ sorteia aos seus associados, no dia 20 de fevereiro de 2002, uma inscrição grátis para a 5º edição de Resíduos Industriais que será realizado nos dias: 13 e 14 de março de 2002. Além do sorteio, os sócios têm desconto de 15% na inscrição. Maiores informações: Secretaria Executiva da ABEQ ou com a IBC - Tel: (11) 3017-6844 ou Fax: (11) 3017-6802 - Home Page: www.ibcbrasil.com.br ou E-mail: carolina.monteiro@ibcbrasil.com.br    
 

SECRETARIA EXECUTIVA ABEQ
ABEQ-Associação Brasileira de Engenharia Química
Tel: (11) 3107-8747 – Telefax: (11) 3104-4649
E-mail: abeq@abeq.org.br
Home Page: www.abeq.org.br    

 

O Boletim Informativo da ABEQ é um serviço desta Associação para todos os profissionais da área de Engenharia Química. Favor divulgar para quem tiver interesse ou enviar seu e-mail para a ABEQ. Caso você não queira mais receber este Boletim Informativo da ABEQ, desculpe-nos pelo envio e por favor nos comunique por e-mail abeq@abeq.org.br seu desejo de não mais receber este serviço.